Brasil

Senado aprova fim da cobrança de roaming nos celulares

O relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a iniciativa como uma forma de baratear as tarifas telefônicas


	Homem usa celular: o relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a iniciativa como uma forma de baratear as tarifas telefônicas
 (Robyn Beck/AFP)

Homem usa celular: o relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a iniciativa como uma forma de baratear as tarifas telefônicas (Robyn Beck/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2015 às 13h56.

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou hoje (11) projeto que extingue a cobrança de roaming em ligações de celular. O valor, pago pelo consumidor quando ele está fora da área para a qual o aparelho foi habilitado, também é chamado de tarifa de deslocamento.

O relator da proposta, senador Walter Pinheiro (PT-BA), defendeu a iniciativa como uma forma de baratear as tarifas telefônicas.

“Aqui no Brasil, o minuto do celular é um dos mais caros do mundo, principalmente para a camada da população que mais utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares. Desses, 80% são aparelhos pré-pagos, com o minuto mais caro. E para baratear as ligações estamos vencendo, por etapas, com a aprovação de  medidas como a proposta aprovada hoje", afirmou.

Durante o encaminhamento da votação, o senador lembrou também que a extinção da cobrança vai ao encontro de debate mundial sobre redução de custos e simplificação de processos das ligações das telefonias contratadas pelos consumidores.

O Projeto de Lei do Senado 85/2013 foi aprovado em caráter terminativo e segue para análise da Câmara dos Deputados.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCelularesIndústria eletroeletrônicaPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Operação Big Mobile: Polícia Civil recupera 5 mil celulares em São Paulo

Quem é Álvaro Damião, vice de Fuad, que assume interinamente a Prefeitura de BH

Qual o prazo para trocar a placa cinza pela do Mercosul? Entenda a regra

Prefeito interino de BH perde secretaria após atrito com vereadores