Brasil

Se for voto vencido, Barroso defende pena alternativa

Ao sugerir a possibilidade, ministro ressaltou que é contra a revisão do entendimento sobre a prisão em segunda instância

Barroso: ministro afirmou que a primeira decisão terminativa no STJ sobre recursos leva, em média, cerca de sete meses (Adriano Machado/Reuters)

Barroso: ministro afirmou que a primeira decisão terminativa no STJ sobre recursos leva, em média, cerca de sete meses (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de abril de 2018 às 19h30.

Última atualização em 4 de abril de 2018 às 20h26.

Brasília - Caso o Supremo Tribunal Federal (STF) forme maioria para mudar o entendimento atual sobre prisão em segunda instância, o ministro Luís Roberto Barroso defende que a execução da pena ocorra após a primeira decisão terminativa no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A intenção, segundo ele, é não protelar o processo. Ao sugerir a possibilidade, ele ressaltou que é contra a revisão do entendimento sobre a prisão em segunda instância. Barroso votou contra o habeas corpus apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele apresentou dados para justificar seu entendimento e afirmou que a primeira decisão terminativa no STJ sobre recursos leva, em média, cerca de sete meses; agravos em recurso extraordinário levam pouco mais de 5 meses. De acordo com os dados lidos por Barroso, em mais de 99% dos casos a condenação foi mantida na primeira etapa no STJ.

O ministro Gilmar Mendes, que votou a favor de Lula, atendeu tese secundária da defesa para que o cumprimento da pena ocorra após decisão do STJ. Esta, segundo ele, seria a possibilidade "mais segura" para evitar injustiças. A tese também foi defendida anteriormente pelo ministro Dias Toffoli em outros casos.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresCorrupçãoJustiçaOperação Lava JatoLuiz Inácio Lula da SilvaSupremo Tribunal Federal (STF)Eleições 2018STJLuís Roberto Barroso

Mais de Brasil

Defesa Civil emite alerta severo de chuva forte em São Paulo nesta sexta-feira

Secretaria de Saúde do DF reorganiza escalas para garantir atendimento a Bolsonaro

Dino cobra Casa Civil sobre mecanismo de transparência de emendas

Cidade de SP assinará PPP de R$ 717 mi para reforma do Parque Dom Pedro II