Brasil

Se eleito, Alckmin diz que manterá intervenção federal no Rio

Ex-governador de São Paulo, contudo, ressaltou que a medida precisará ser revista em breve para "não trancar a pauta" do Congresso

Intervenção: pré-candidato à Presidência, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 8, que manterá a intervenção federal no Rio caso seja eleito (Ricardo Moraes/Reuters)

Intervenção: pré-candidato à Presidência, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 8, que manterá a intervenção federal no Rio caso seja eleito (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de maio de 2018 às 14h39.

Rio de Janeiro - O pré-candidato à Presidência da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira, 8, que manterá a intervenção federal na segurança pública do Rio caso seja eleito presidente na eleição de outubro. Segundo Alckmin, o novo presidente não poderá encerrar a intervenção logo ao assumir o cargo. "Temos que ter uma situação que permita fazer essa transição", afirmou, dizendo ainda que "o governo federal tem que liderar o combate à criminalidade".

O ex-governador de São Paulo, contudo, ressaltou que a medida precisará ser revista em breve para "não trancar a pauta" do Congresso. Segundo ele, reformas políticas, tributárias e da previdência precisarão ser votadas logo no início do mandato do futuro governo por serem impopulares.

"Acredito firmemente: se perder os primeiros seis meses, acabou", disse Alckmin. A lei brasileira proíbe votação de Propostas de Emenda à Constituição (PEC) enquanto uma intervenção federal estiver vigente.

A segurança pública foi tema central da palestra de Geraldo Alckmin concedida a empresários na Associação Comercial do Rio (ACRJ).

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroGeraldo AlckminExércitoEleições 2018

Mais de Brasil

Lula afirma que Trump pretende ser 'dono da ONU' ao propor Conselho da Paz

Tarcísio veta obrigatoriedade de cardápio físico em restaurantes de SP

Anvisa proíbe venda de suplemento que prometia equilíbrio glicêmico sem comprovação científica

CNU divulga resultado preliminar da prova discursiva nesta sexta-feira; veja o horário