São Paulo reduz intervalo entre doses da AstraZeneca para oito semanas
Com a mudança, 400 mil pessoas ficaram aptas a tomar a segunda dose do imunizante a partir de hoje
Estadão Conteúdo
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 11h13.
Última atualização em 27 de outubro de 2021 às 12h08.
O governo do estado de São Paulo antecipou o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca contra covid-19 de 12 para oito semanas. Com isso, informou, cerca de 400.000 pessoas ficaram aptas a tomar o imunizante e completar o esquema vacinal a partir desta quarta-feira, 27.
- Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.
Entre os elegíveis à imunização estão adultos entre 18 e 24 anos de idade e 1 milhão de pessoas que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca. Esses últimos fazem parte dos 4 milhões de atrasados que não completaram o esquema vacinal.
Com a distribuição da última remessa de vacinas, feita entre segunda, 25, e terça-feira, 26, pela Secretaria de Estado da Saúde, o governo estadual conseguiu se adaptar à antecipação prevista no Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. A orientação de redução de intervalo para o imunizante havia sido feita na segunda quinzena de outubro pela pasta nacional.
Capital segue orientação
Com o recebimento de 200.000 doses do imunizante da AstraZeneca, do Programa Estadual de Imunizações (PEI), a prefeitura de São Paulo informou que foi possível reduzir o intervalo entre doses do imunizante. "Assim, todos os adultos que tomaram a primeira dose há 56 dias estão aptos a receber a segunda dose do imunizante", informou em nota. Agora, a capital aguarda cerca de 200.000 pessoas para completar o ciclo vacinal.