Brasil

Quem nas secretarias?; Jucá e o BNDES…

Segunda-feira 16 – O presidente interino, Michel Temer (PMDB), se reúne, às 15h, em Brasília, com centrais sindicais para discutir possíveis mudanças na Previdência. Trata-se de uma das primeiras polêmicas do novo governo. As entidades não gostaram da possibilidade de adoção de uma idade mínima para aposentadoria, ou do aumento do tempo de contribuição. – Temer […]

ROMERO JUCÁ: é nele que Carlos Marun (PMDB-MS) mira para constranger Michel Temer e tentar espaços / Fabio Pozzebom/ Agência Brasil

ROMERO JUCÁ: é nele que Carlos Marun (PMDB-MS) mira para constranger Michel Temer e tentar espaços / Fabio Pozzebom/ Agência Brasil

DR

Da Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 06h38.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h00.

Segunda-feira 16

– O presidente interino, Michel Temer (PMDB), se reúne, às 15h, em Brasília, com centrais sindicais para discutir possíveis mudanças na Previdência. Trata-se de uma das primeiras polêmicas do novo governo. As entidades não gostaram da possibilidade de adoção de uma idade mínima para aposentadoria, ou do aumento do tempo de contribuição.

– Temer também se reúne nesta segunda-feira com o novo ministro da Educação, Mendonça Filho, para decidir o nono do titular da Secretaria Nacional de Cultura. Ele quer que o cargo seja ocupado por uma mulher, para tentar rebater as críticas de que formou um ministério totalmente masculino. Adriana Rattes, ex-secretária de Cultura do Rio, é uma das cotadas.

– O ex-presidente Lula participa de reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília, para definir uma estratégia de ação e o tipo de oposição que fará ao governo do presidente interino Michel Temer.

Terça-feira 17

– O ministro do Planejamento, Romero Jucá, fará a primeira reunião em um dos órgãos mais importantes de sua pasta, o BNDES, o banco estatal de desenvolvimento. No governo de Dilma Rousseff, o banco era subordinado ao Mdic, o Ministério de Desenvolvimento.

– O Congresso Nacional se reúne para votar projeto de lei que trata da mudança da meta fiscal de 2016. Se não for aprovada até o dia 22, a medida pode travar o orçamento logo nos primeiros dias do governo Temer. O déficit de 2015 pode chegar a 120 bilhões de reais.

– A Câmara tenta retomar a vida normal, com a votação de algumas medidas provisórias, entre elas uma que define ações de combate à dengue.

– No Senado, o presidente da Comissão de Impeachment, Raimundo Lira, e o relator, Antonio Anastasia, se reúnem com o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, para discutir o processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Desde quinta-feira está correndo o prazo de 20 dias para a defesa da presidente entregar seus argumentos.

– Na CPI do CARF, está marcado o depoimento dos lobistas Mauro Marcondes Machado e Cristina Mautoni Marcondes Machado, suspeitos de fazer pagamentos ao filho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para obter a aprovação de uma medida provisória que favoreceu grupos automobilísticos.

– No Conselho de Ética, deve depor Tadeu de Chiara, testemunha de defesa arrolada na representação do Psol e da Rede contra o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Os deputados discutirão e votarão procedimentos a serem adotados pelo colegiado em casos de substituição e renúncia de titulares.

– Aliados da presidente afastada, Dilma Rousseff, se reunirão com a presidente impedida no Palácio da Alvorada. O diretório nacional do PT também se reunirá

Quarta-feira 18

– A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realiza audiência pública para debater a franquia no uso da internet fixa com o presidente da Anatel, João Batista de Rezende e o procurador do Ministério Público Federal, Frederick de Melo.

– O Senado pode votar, em segundo turno, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui a Desvinculação de Receitas para estados e municípios.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP