Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 10 de novembro de 2024 às 00h01.
Milhões de estudantes vão realizar neste domingo, 10, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Serão 90 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
No primeiro dia de prova, os candidatos realizaram uma redação sobre os desafios para a valorização da herança africana no Brasil e responderam 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas.
As notas do exame podem ser utilizadas pelos estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A prova será realizada em duas etapas, a primeira neste domingo, 3, e a segunda no próximo domingo, 10. A prova começa às 13h30, já com todos os alunos em sala e com o caderno com as questões do exame.
Os portões das escolas abrem às 12h e fecham às 13h, pontualmente. Depois que os portões estiverem fechados, os alunos que não chegaram a tempo não poderão mais realizar a prova.
Para acessar o cartão de inscrição, o candidato deve acessar a página do participante por meio do login da plataforma Gov.br. Será necessário informar o CPF e a senha.
Não. O Inep informa que não é possível alterar o local de prova depois que o processo de inscrição tenha sido encerrado.
As notas do Enem podem ser utilizadas pelo estudantes para concorrer a vagas no ensino superior público e privado, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Todos os anos, o Exame Nacional do Ensino Médio prepara questões divididas em cinco categorias: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Cada uma delas compreende os estudos realizados durante o ensino médio. É necessário estudar as matérias repassadas ao 1ª, 2ª e 3ª série do ensino médio para garantir uma boa nota no Enem.