Brasil

Procuradoria vai apurar descontrole em doações no Rio

Procurador da República em Teresópolis recomendará à prefeitura que tenha mais controle para evitar desvio

Teresópolis, cidade atingida pelo temporal na região serrana do RJ (Vladimir Platonow/ABr)

Teresópolis, cidade atingida pelo temporal na região serrana do RJ (Vladimir Platonow/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 08h38.

Rio de Janeiro - O procurador da República em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, Paulo Cezar Barata, afirmou que as doações no município vão ultrapassar o necessário e recomendará à prefeitura que tenha mais controle, para evitar desvios. Segundo ele, o material doado é entregue sem registro de saída, por exemplo.

“Há uma comoção nacional, todo mundo está sensibilizado e quer ajudar de alguma forma. Moro em Niterói, em um bairro pequeno, e um supermercado aqui ao lado vai enviar um lote de doações de R$ 10 mil. Em tudo quanto é lugar vai acontecer isso e com certeza se ultrapassará o necessário”, disse. Em sua opinião, diante da atual falta de controle, devem “ocorrer desvios” dos donativos.

O procurador também vai propor inquérito civil público para apurar a responsabilidade pelo desastre. “É algo complexo, decorrência do descaso e da omissão por décadas ou séculos. A ocupação (na região serrana) foi irregular, ninguém cumpre a legislação ambiental e a prefeitura não exige isso”.

Em Nova Friburgo, o Ministério Público Federal teme desvio de verbas e superfaturamento na reconstrução. Atingida pelas chuvas, a sede da Procuradoria está fechada no município. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisEnchentesJustiçaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Lula anuncia pagamento do Pé-de-Meia e gratuidade dos 41 remédios do Farmácia Popular

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU