Brasil

Procura para liberação antecipada do FTGS é alta

Agência da Caixa em Nova Friburgo já registrou mais de 700 pedidos de informação sobre o assunto

Mais de 700 pessoas já morreram na região serrana do RJ por causa das chuvas (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

Mais de 700 pessoas já morreram na região serrana do RJ por causa das chuvas (Valter Campanato/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 17h36.

Rio de Janeiro – Mais de 700 trabalhadores procuraram, até agora, o posto instalado pela Caixa Econômica Federal na Praça Getulio Vargas, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio, para buscar informações e dar entrada com pedidos de liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Até o final da tarde de hoje (19), um posto móvel da Caixa também deverá estar funcionando no município.

Na semana passada, a serra fluminense foi castigada por fortes chuvas e avalanches de terra que mataram mais de 700 pessoas e destruíram casas, pontes, ruas e avenidas. Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis são os municípios com o maior número de vítimas.

“O atendimento [no posto da Caixa na Praça Getulio Vargas] está muito tranquilo. A procura deve se intensificar nos próximos dias, mas não será problema, porque a gente vai estar com a nossa estrutura montada para atender de forma mais adequada”, disse o superintendente nacional da Caixa, Elício Lima.

O atendimento para saque do FGTS também já começou em Teresópolis, segundo Lima. A liberação dos recursos, no valor máximo de R$ 5,4 mil, ocorre em até cinco dias úteis.

A Caixa está trabalhando também com as linhas de crédito para capital de giro e investimento, em condições diferenciadas para os municípios atingidos pelas enchentes na região serrana. Não há limite para empréstimo, assinalou o superintendente nacional da Caixa.

A instituição está trabalhando jcom o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que a linha especial de crédito do Programa Emergencial de Recuperação seja estendido à região. Nesse programa, o limite de empréstimo previsto é de R$ 50 mil por empresa. Os juros incluem a Taxa de Referência (TR) mais 0,83% ao mês.

O BNDES informou, por meio de sua assessoria, que ainda não decidiu se estenderá o Programa Emergencial de Recuperação às empresas da região serrana.

Em relação às pessoas que tinham algum tipo de seguro, seja habitacional, de automóvel ou de vida, o superintendente nacional da Caixa afirmou que elas devem procurar as agências ou postos da instituição nos municípios da região serrana para dar entrada na comunicação do sinistro.

Lima esclareceu que o seguro habitacional da Caixa cobre todos os eventos, inclusive danos físicos de qualquer natureza. “Quem possui imóvel financiado pela Caixa tem garantida a indenização pelo valor do seu imóvel. Eles têm a cobertura do seguro habitacional. Podem procurar uma agência da Caixa e fazer a comunicação do sinistro.” Os interessados terão de comprovar a perda do imóvel. O prazo previsto para liberação dos recursos é de até 30 dias.

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixacidades-brasileirasDesastres naturaisEmpresasEnchentesFGTSMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Brasil

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista

Quem são as vítimas da queda de avião em Gramado?

“Estado tem o sentimento de uma dor que se prolonga”, diz governador do RS após queda de avião