Brasil

Prefeitura de SP decide pela demolição de palacete histórico na Bela Vista

No último dia 13, parte da habitação, que se encontra abandonada deteriorada e sustentada por uma série de estacas de madeira

Casa das muletas: decisão dependia de um laudo feito por técnicos da Subprefeitura Sé

Casa das muletas: decisão dependia de um laudo feito por técnicos da Subprefeitura Sé

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 11h49.

O Casarão das Muletas, palacete histórico localizado no bairro da Bela Vista, centro de São Paulo, deverá ser demolido, informou a Prefeitura da capital na noite desta segunda-feira, 22. O imóvel, que fica no número 376 da Rua Artur Prado, corre risco de desabamento, segundo a Defesa Civil do Estado, e vem assustando moradores da região com a possibilidade de colapsar.

No último dia 13, parte da habitação, que se encontra abandonada deteriorada e sustentada por uma série de estacas de madeira - que dá origem ao apelido "muletas" -, cedeu. Após o episódio, o local e parte de um prédio ao lado foram interditados, e a administração municipal passou a estudar a possibilidade de fazer uma reforma ou demolir a construção, que é tombada como patrimônio histórico da cidade desde 2002.

A decisão dependia de um laudo feito por técnicos da Subprefeitura Sé. "A Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, concluiu o laudo a respeito das condições da edificação, com o resultado favorável pela demolição imediata do imóvel por risco de colapso", disse a administração municipal em nota.

A liberação da demolição do palacete depende também do aval do Departamento do Patrimônio Histórico do Município, que vai avaliar o laudo enviado pela administração regional. De acordo com a Prefeitura, a Subprefeitura Sé "já iniciou o processo para contratação emergencial" do serviço.

Em entrevista à TV Globo na última segunda-feira, 15, o subprefeito da Sé, Álvaro Camilo, definiu a situação como "emergencial". A administração regional também afirmou que entraria em contato com o proprietário do casarão, mas, no anúncio desta segunda, a Prefeitura afirmou que a pessoa "ainda não foi localizada".

Conforme consta no site São Paulo Antiga, o casarão da Bela Vista foi construído em 1913 e serviu de "residência para a família Ribeiro da Luz até meados da década de 80". O local não serve como residência há anos, e foi tombado como patrimônio histórico em 2002. Com o tempo, o palacete se deteriorou.

Acompanhe tudo sobre:Desabamentossao-paulo

Mais de Brasil

Gonet diz que 'não faz sentido' proibir delação premiada de presos, proposta em discussão na Câmara

STF tem maioria para derrubar pontos da reforma da Previdência que atingem servidores públicos

CCJ do Senado aprova liberação de cassinos, bingos e jogo do bicho

Mais na Exame