Exame Logo

Quem são os novos prefeitos do Brasil

Maior parte dos candidatos eleitos são homens, ex-prefeitos ou empresários e filiados ao PMDB ou ao PSDB

Rio de Janeiro - O senador Marcelo Crivella (PRB) celebra em Bangu ao ser eleito para a prefeitura do Rio de Janeiro com vitória sobre Marcelo Freixo (PSOL), no segundo turno. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Bárbara Ferreira Santos

Publicado em 31 de outubro de 2016 às 08h00.

Última atualização em 30 de dezembro de 2016 às 18h04.

São Paulo -- Os candidatos vencedores nas eleições municipais de 2016 são majoritariamente homens e, em grande parte, já ocuparam a cadeira de prefeito em anos anteriores.

As disputas municipais mais uma vez mostraram a disparidade de gênero na política brasileira. Entre os prefeitos eleitos, 88,4% são homens e 11,6% mulheres. Das 57 cidades que chegaram a realizar o 2º turno, por exemplo, em apenas uma delas uma mulher saiu vencedora: Raquel Lyra, do PSDB, em Caruaru (PE).

Veja também

O PMDB é o partido com mais candidatos eleitos: 1.038, no total. O PSDB aparece em segundo lugar, com 803 vencedores. No entanto, os tucanos comandam as maiores cidades brasileiras: das 30 mais populosas, a sigla venceu em 11, incluindo São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.

Grande parte dos eleitos já ocuparam a cadeira de prefeito em anos anteriores, já que essa foi a profissão citada no cadastro eleitoral de 918 deles. A segunda profissão que mais aparece é "empresário", com 827 novos prefeitos.

A diferença entre os eleitos mais jovens e o mais velho é de 67 anos. Enquanto Leonardo Lima, de Milagres do Maranhão (MA) e Pedro Henrique Machado, de Alto Alegre (RR), completaram 21 anos, o Prof. Josibias Cavalcanti, de Catende (PE), possui 88 anos.

Veja o perfil dos candidatos eleitos no infográfico abaixo:

perfil-prefeitos

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2016MDB – Movimento Democrático BrasileiroPSDB

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame