Brasil

Porto de Paranaguá investirá R$394 mi em obras de dragagem

A ação deve fazer com que o porto de Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo


	Com a nova dragagem, o canal de acesso ao porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade
 (Wikimedia Commons)

Com a nova dragagem, o canal de acesso ao porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2015 às 17h06.

São Paulo - O porto de Paranaguá, um dos principais para movimentação de produtos agrícolas do país, receberá investimentos de 394 milhões de reais em obras de dragagem, que incluirão o aprofundamento do canal de acesso ao local, informou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).

O investimento inclui projetos básico e executivo, sinalização e balizamento. "Estes investimentos farão com que o porto de Paranaguá passe a integrar definitivamente o cenário dos grandes portos do mundo", disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, em nota.

Com a nova dragagem, o canal de acesso ao porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal tem 15 metros.

A Bacia de Evolução do canal --área utilizada pelos navios para manobra e atracação-- ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros, segundo a administração portuária.

Já as áreas intermediárias, localizadas entre o canal da Galheta e a Bacia de Evolução, passarão a ter 15 metros de profundidade. Como exemplo de áreas intermediárias estão o canal situado entre Pontal do Sul e a Ilha do Mel, bem como o canal localizado entre a Ilha das Cobras e Ilha da Cotinga.

"A dragagem permitirá que navios graneleiros de grande porte frequentem o porto, assim como navios porta-contêineres de alta capacidade, o que contribuirá para a redução dos fretes e, consequentemente, maior competitividade dos grãos exportados", disse diretor presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

A empresa DTA Engenharia, vencedora da licitação, terá um prazo de seis meses para fazer o projeto básico e executivo e 11 meses para executar a obra.

Acompanhe tudo sobre:InfraestruturaInvestimentos de governoPortosTransportes

Mais de Brasil

Acidente em MG: Motorista de carreta envolvida em tragédia se entrega após passar dois dias foragido

Quem é o pastor indígena que foi preso na fronteira com a Argentina

Oito pontos para entender a decisão de Dino que suspendeu R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

Ministro dos Transportes vistoria local em que ponte desabou na divisa entre Tocantins e Maranhão