Brasil

PF investiga lavagem de dinheiro de presos na Lava Jato

A chamada Operação Descarte cumpre 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Paulínia, Belo Horizonte e Lamim (MG)

PF: a investigação revelou também que o esquema beneficiou um funcionário público argentino (Ueslei Marcelino/Reuters)

PF: a investigação revelou também que o esquema beneficiou um funcionário público argentino (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 1 de março de 2018 às 11h18.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira operação para desarticular esquema de lavagem de dinheiro envolvendo operadores financeiros presos pela Lava Jato e empresa concessionária de serviços de limpeza no município de São Paulo, informou a PF em comunicado.

A chamada Operação Descarte, realizada em conjunto com a Receita Federal, cumpre 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, Paulínia, Belo Horizonte e Lamim (MG).

Como parte do esquema investigado pela operação, empresas participantes simulavam a venda de mercadorias a clientes, que pagavam por produtos inexistentes.

A quantia recebida era então desviada para empresas de fechada, e a maior cliente identificada pela investigação foi uma empresa concessionária de serviços públicos de limpeza no município de São Paulo.

A empresa "se valeu dos serviços ilícitos dessa rede profissionalizada de lavagem de dinheiro, tendo simulado a aquisição de detergentes, sacos de lixo, uniformes etc., entre os anos de 2012 e 2017", informou a PF, acrescentando que isso resultou no repasse de mais de 120 milhões de reais a terceiros.

A investigação revelou também que o esquema beneficiou um funcionário público argentino, envolvendo operadores financeiros que foram posteriormente presos no âmbito da Lava Jato.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoLavagem de dinheiroOperação Lava JatoPolícia FederalPrisões

Mais de Brasil

Presidente Lula discute sobre Enel com primeira-ministra italiana

Gás mais barato? Brasil deve assinar acordo com Argentina para ampliar importação, diz Silveira

Eduardo Suplicy diz que está em remissão de câncer após quatro meses de tratamento

Presidente turco viaja ao Brasil com intenção de defender a Palestina no G20