Live icon 

Acompanhe ao vivo:  

Apuração das eleições 2022 em tempo real! Veja agora.

PF deflagra operação para apurar suspeita de fraudes na Codevasf

Policiais cumprem buscas na superintendência do órgão no Maranhão e prenderam empresário que teria ligação com esquema
PF: As diligências são conduzidas pela PF do Maranhão, após autorização da Justiça Federal (FRANKLIN FREITAS/Getty Images)
PF: As diligências são conduzidas pela PF do Maranhão, após autorização da Justiça Federal (FRANKLIN FREITAS/Getty Images)
A
Agência O Globo

Publicado em 20/07/2022 às 11:46.

Última atualização em 20/07/2022 às 12:58.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira uma operação para apurar suspeitas de fraudes em contratos da empreiteira Construservice com a Codevasf, comandada pelo centrão.

A operação prendeu temporariamente um empresário apontado pelas investigações como sócio oculto da empreiteira e cumpre busca e apreensão na superintendência do Maranhão da Codevasf, alvo das suspeitas.

As diligências são conduzidas pela PF do Maranhão, após autorização da Justiça Federal.

A empreiteira alvo da operação executa diversas obras da Codevasf em municípios do estado. A investigação da PF detectou a existência de falhas graves nos contratos dessas obras.

A Codevasf, empresa pública vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), foi um dos principais órgãos do governo abastecido com verbas do orçamento secreto. Parlamentares indicaram repasses aos estados usando as chamadas "emendas de relator", que impedem a identificação do autor das emendas. O Supremo Tribunal Federal (STF) já ordenou ao Congresso Nacional a definição de uma maior transparência na sistemática.

Veja também:

TSE e movimento contra a corrupção assinam acordo contra desinformação

Convenções partidárias para oficializar candidatos às eleições começam nesta quarta-feira