Brasil

Os perigos da dependência

Busca de novas reservas é essencial para reduzir a importação de gás boliviano

Soldados bolivianos em refinariada Petrobras: quebra de contrato  (--- [])

Soldados bolivianos em refinariada Petrobras: quebra de contrato (--- [])

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h29.

Passado o choque inicial com a decisão do presidente boliviano, Evo Morales, de nacionalizar as reservas de gás e petróleo e de se apossar das instalações da Petrobras na Bolívia, o Brasil despertou para o real perigo da dependência de uma única fonte de gás natural. Atualmente, metade do gás que o país consome é importada. Desse total, mais de 90% vêm da Bolívia. A crise com o país vizinho chamou a atenção para a necessidade de aumentar os investimentos em pesquisa e buscar novas reservas. A Petrobras já identificou grandes reservas de gás na bacia de Santos (litoral paulista), na bacia de Campos (Rio de Janeiro) e na floresta Amazônica. Mas a empresa precisará realizar vários investimentos em usinas e gasodutos para disponibilizar essas reservas ao mercado consumidor.

Avaliação geral do segmento
O segmento em números

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Brasil

PF mira Banco Digimais em operação com bloqueio de R$ 670 milhões

Governo Lula vai enviar à Câmara projeto que aumenta teto de receita para MEIs

Flávio Bolsonaro se inscreve para discursar em audiência dos EUA sobre 'tarifaço'

Anvisa aprova primeiro remédio não hormonal para sintomas da menopausa