Brasil

Operação combate fraudes no IR de Espírito Santo

De acordo com a Receita, o esquema é feito com o uso de recibos falsos de despesas odontológicas


	Carro com logo da Receita Federal: a Receita acrescentou que há indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e sonegação fiscal.
 (Arquivo/Contigo)

Carro com logo da Receita Federal: a Receita acrescentou que há indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e sonegação fiscal. (Arquivo/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2013 às 12h39.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília - A Receita Federal do Brasil, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram hoje (5) a Operação Boticão, no Espírito Santo, com o objetivo de desarticular esquema de fraudes em declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. De acordo com a Receita, o esquema é feito com o uso de recibos falsos de despesas odontológicas.

Segundo a Receita, as investigações indicaram que um dentista na cidade de Cariacica (ES) emitia recibos por serviços odontológicos não prestados efetivamente para serem utilizados como deduções indevidas do Imposto de Renda. De acordo com os registros, cerca de 130 contribuintes usaram esses recibos, em total superior a R$ 1,3 milhão no período compreendido entre 2008 e 2011.

A Receita acrescentou que há indícios da prática de crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica e sonegação fiscal. Nesse caso, podem responder pelo crime, em ação penal, tanto o profissional responsável pela emissão dos recibos como os contribuintes que utilizaram artifício fraudulento.

A operação conta com a participação de sete servidores da Receita Federal e nove policiais federais que cumpriram três mandados de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos na residência e no consultório do dentista em Vila Velha e Cariacica e em Vitória, no escritório de contabilidade responsável pela transmissão de várias declarações.

O nome da operação faz referência a um instrumento cirúrgico (boticão) utilizado pelo cirurgião-dentista para auxiliar na extração de dentes.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoReceita FederalPolícia FederalImposto de Renda 2020

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1: Senado prepara PEC para deixar categorias fora das regras

Super El Niño 2026: estudo projeta 26,7 mil mortes por calor no Brasil

Perdão de dívida do MEI: ministro diz que programa pode arrecadar até R$ 4 bilhões

Fuga de Flávio impacta apoio ao bolsonarismo até mesmo em Santa Catarina