Brasil

Ocupação de leitos públicos de UTI para covid-19 chega a 92% no Rio

Esta é a maior ocupação de leitos de UTI desde 12 de junho deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

Leitos de UTI do hospital de campanha do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante pandemia de coronavírus (Mauricio Bazilio/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 23 de novembro de 2020 às 13h19.

Última atualização em 23 de novembro de 2020 às 13h25.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chegou a 92% na cidade do Rio de Janeiro, no dia de ontem, 22. É a maior ocupação desde 12 de junho deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

A ocupação dos leitos de tratamento intensivo, que chegou a baixar para 59% em meados de agosto, estava na faixa dos 80% desde o início de novembro.

Ainda de acordo com a secretaria, ontem, quando se atingiu 92% de ocupação, havia 499 pacientes em leitos de UTI do SUS na cidade, de um total de 1.044 internados em hospitais municipais, estaduais e federais. A ocupação dos leitos de enfermaria do SUS na cidade, ontem, era de 69%.

Mais leitos de UTI

Na última semana, quatro hospitais no Rio e em um de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense abriram 83 leitos de UTI para pacientes com covid-19. O aumento no número de vagas ocorreu devido a mudanças na classificação dos leitos no sistema, o que antes não permitia a ocupação para tratamento de pacientes com o novo coronavírus apesar de estarem livres.

A ampliação para internação ocorre no momento em que o estado do Rio de Janeiro atingiu um aumento de 88% na média móvel em relação a duas semanas anteriores e os números de casos da doença com crescimento de 103% se considerado o mesmo período, de acordo com o boletim divulgado na tarde de quarta-feira, 18.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusHospitais públicosRio de Janeiro

Mais de Brasil

Em Porto Alegre, Defesa Civil alerta para risco de novos temporais com ‘ventos intensos’ e granizo

Ministério da Saúde amplia vacinação contra dengue; veja nova faixa etária

Reviravolta em julgamento sobre 'sobras eleitorais' pode anular eleição de sete deputados; entenda

Privatização da Sabesp será concluída em 22 de julho; veja os mais cotados para vencer a disputa

Mais na Exame