Brasil

Nova norma facilita a venda imediata de bens apreendidos de traficantes

Objetivo do governo é facilitar a transformação dos produtos apreendidos em recursos financeiros para custear ações de segurança

Congresso: medida aprovada pelo Legislativo vai agilizar os leilões de bens apreendidos do tráfico (Ana Volpe/Senado/Fotos Públicas/Divulgação)

Congresso: medida aprovada pelo Legislativo vai agilizar os leilões de bens apreendidos do tráfico (Ana Volpe/Senado/Fotos Públicas/Divulgação)

AB

Agência Brasil

Publicado em 11 de outubro de 2019 às 17h51.

Última atualização em 11 de outubro de 2019 às 17h58.

O plenário do Senado aprovou um projeto que facilita a venda de bens apreendidos de traficantes. A matéria vai agora à sanção presidencial.

Proposto pelo governo federal em junho como medida provisória (MP 885/19), o texto agiliza o repasse, a estados e ao Distrito Federal, de recursos decorrentes da venda de bens apreendidos relacionados ao tráfico de drogas. A MP dá à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) o poder de leiloar esses bens antes do término do processo criminal.

A expectativa do governo é facilitar a transformação dos produtos apreendidos em recursos financeiros para custear ações de repressão policial, compra de equipamento, campanhas contra o uso de drogas e atendimento a dependentes químicos, entre outras ações.

Aprovado na Câmara no início deste mês, o texto estabelece que o juiz ordenará às secretarias de Fazenda e aos órgãos de registro e controle de aeronaves, embarcações e veículos a realização de averbações necessárias para livrar o bem a ser leiloado de qualquer gravame.

Segundo o Ministério da Justiça, existem atualmente no país 30 mil bens que estão à disposição da União aguardando destinação depois de terem sido apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. Há um número ainda maior de bens que foram aprendidos e aguardam o término do processo criminal para serem destinados aos leilões. A pasta estima que esse número chegue a 50 mil.

Acompanhe tudo sobre:SenadoTráfico de drogas

Mais de Brasil

SP ainda tem 36 mil casas sem energia neste domingo

Ponte que liga os estados de Tocantins e Maranhão desaba; veja vídeo

Como chegar em Gramado? Veja rotas alternativas após queda de avião

Vai viajar para São Paulo? Ao menos 18 praias estão impróprias para banho; veja lista