Brasil

Antecipar parecer fere direitos de Cunha, diz advogado

Em nota assinada pelo advogado Marcelo Nobre, a defesa avalia que a "antecipação injustificada" representa "cerceamento do direito de defesa"


	Eduardo Cunha: Segundo apurou a reportagem, a antecipação foi combinada pelo relator com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA)
 (José Cruz/Agência Brasil)

Eduardo Cunha: Segundo apurou a reportagem, a antecipação foi combinada pelo relator com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) (José Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2015 às 14h58.

Brasília - A defesa do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), avaliou nesta segunda-feira, 16, que a apresentação antecipada do parecer preliminar pelo relator do processo contra o peemedebista no Conselho de Ética da Casa, deputado Fausto Pinato (PRB-SP), "fere" o direito de defesa do parlamentar.

Em nota assinada pelo advogado Marcelo Nobre, a defesa avalia que a "antecipação injustificada" representa "cerceamento do direito de defesa" e afirma que, mesmo com o procedimento "precipitado", apresentará nesta terça-feira, 17, a defesa preliminar de Cunha.

"A apresentação antecipada do parecer do relator Fausto Pinato (PRB-SP), referente à representação contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, no Conselho de Ética da Casa, fere o direito de defesa do parlamentar.

Lamento essa antecipação injustificada, que representa o cerceamento do direito de defesa, imprescindível para o esclarecimento de dúvidas do relator e dos integrantes do Conselho", afirma na nota Nobre, um dos advogados contratados pelo peemedebista para elaborar sua defesa.

Como mostrou mais cedo o Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, Fausto Pinato resolveu antecipar para esta segunda-feira a apresentação do parecer preliminar em razão das manobras que aliados do peemedebista prometem fazer no colegiado para atrasar a análise do processo.

Segundo apurou a reportagem, a antecipação foi combinada pelo relator com o presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), para dar "celeridade" ao processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista.

No início da semana passada, Pinato afirmou que poderia antecipar a entrega do parecer para esta segunda.

Na quinta-feira, contudo, mudou de ideia e disse que só iria apresentar o documento após o presidente da Câmara fazer sua defesa prévia.

Após concluir o parecer no fim de semana, Pinato voltou atrás e convocou no início da manhã coletiva de imprensa para anunciar admissibilidade do processo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosDireitosEduardo CunhaPolítica no Brasil

Mais de Brasil

Inmet emite alerta de 'grande perigo' enquanto chuva atinge 18 estados; veja previsão

Após sucesso de ‘Ainda Estou Aqui’, Lula cria Prêmio Eunice Paiva de Defesa da Democracia

Coalizão lança manifesto assinado por mais de 60 entidades contra decisão de Zuckerberg sobre Meta

Ministro da Defesa reforça apoio às investigações do 8/1: ‘Essa será a grande festa’