Brasil

Médica Nise Yamaguchi processa senadores da CPI da Covid por danos morais

A especialista argumentou ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres e humilhação durante o depoimento na CPI da Covid em 1º de junho e pede indenização de 160 mil reais

Médica Nise Yamaguchi, em depoimento à CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

Médica Nise Yamaguchi, em depoimento à CPI da Covid (Jefferson Rudy/Agência Senado)

PB

Paula Barra

Publicado em 19 de junho de 2021 às 17h46.

Última atualização em 19 de junho de 2021 às 18h34.

A médica Nise Yamaguchi processou os senadores Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid, e Otto Alencar (PSD-BA) por danos morais após depoimento no dia 1º de junho na comissão. A especialista argumentou ter sido vítima de misoginia, preconceito às mulheres e humilhação durante o depoimento e pede uma indenização de 160 mil reais, segundo informações da mídia.

A médica, conhecida por defender o uso de cloroquina para tratamento precoce da covid-19, afirma, na ação, que Aziz e Alencar abusaram do direito à imunidade parlamentar e "perpetraram um verdadeiro massacre moral".

De acordo com agências de notícias, a defesa de Yamaguchi diz que os senadores agiram "intencionalmente com morbo e com deliberada crueldade no escopo de destruir a imagem da médica perante toda a sociedade brasileira".

Durante o depoimento, a médica, conhecida por defender o uso de cloroquina para tratamento precoce da covid-19, foi questionada pelos senadores sobre a existência de um gabinete paralelo ao ministério da Saúde, a mudança na bula de medicamentos e ao uso da cloroquina no tratamento do coronavírus.

Na ocasião, Otto Alencar, médico de formação, confrontou Yamaguchi sobre conhecimentos técnicos a respeito de doenças virais e, insatisfeito com as respostas, interrompeu a médica apontando que: “Quem está nos vendo não acredite nela. Tem que vacinar. A vacina salva. Tratamento precoce não salva", disse.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusCPI da Covid

Mais de Brasil

Indícios contra militares presos são "fortíssimos", diz Lewandowski

Câmara aprova projeto de lei que altera as regras das emendas parlamentares

PF envia ao STF pedido para anular delação de Mauro Cid por contradições

Barroso diz que golpe de Estado esteve 'mais próximo do que imaginávamos'