Brasil

MST bloqueia rodovias no Rio Grande do Sul

Entre as reivindicações estão a liberação de mais recursos do governo federal para a reforma agrária e a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores

MST diz que as lutas vão seguir o calendário já definido, independentemente do resultado das eleições (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

MST diz que as lutas vão seguir o calendário já definido, independentemente do resultado das eleições (ARQUIVO/WIKIMEDIA COMMONS)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2011 às 17h43.

Porto Alegre - O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) bloqueou hoje rodovias e fez manifestações diante de agências do Banco do Brasil (BB) em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul. Em nota distribuída à imprensa, a organização disse que as ações promovidas no Estado fazem parte da Jornada Nacional de Lutas de Agosto e acompanham mobilizações semelhantes promovidas em outros Estados.

Entre as reivindicações estão a liberação de mais recursos do governo federal para a reforma agrária e a renegociação de dívidas dos pequenos agricultores, entre os quais estão os assentados, estimadas em R$ 30 bilhões. O MST propõe a consolidação do conjunto de dívidas em um contrato único com cada agricultor, dois anos de carência e alongamento do prazo de quitação para 15 anos, juro zero, bônus de adimplência de 30% para todas as parcelas repactuadas, repasse de R$ 12 mil por família e acesso a novos financiamentos.

No sudoeste do Rio Grande do Sul, os militantes do movimento bloquearam a RSC-377, entre Alegrete e Manoel Viana, e um trevo de acesso a Santana do Livramento, na BR-158, por diversas vezes durante o dia. Os motoristas enfrentaram alguns engarrafamentos, mas puderam seguir viagem, com atrasos, porque a cada hora o tráfego era liberado.

Em outras manifestações, os sem-terra fizeram passeata em Tupanciretã e atos públicos diante das agências do BB em Júlio de Castilhos, na região central, e em São Luiz Gonzaga, no oeste e em Bagé, Piratini e Pedro Osório, no sul do Estado.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAmérica LatinaDados de BrasilPolítica no BrasilProtestos

Mais de Brasil

Dino determina que cemitérios cobrem valores anteriores à privatização

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em prédios públicos

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas