Brasil

Morre idealizador do Projeto Rondon, Sérgio Mário Pasquali aos 93 anos

Militar também ocupou o cargo de ministro da Educação durante o governo João Batista Figueiredo

Projeto Rondon: iniciativa foi criada em 1968 para levar cidadania e educação para localidades isoladas (Wilson Dias/Agência Brasil)

Projeto Rondon: iniciativa foi criada em 1968 para levar cidadania e educação para localidades isoladas (Wilson Dias/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 19h41.

Última atualização em 26 de dezembro de 2019 às 19h42.

Tendo sido o principal idealizador do Projeto Rondon - iniciativa criada em 1968 para levar cidadania e educação para localidades isoladas -, o ex-ministro da Educação coronel Sérgio Mário Pasquali morreu nesta quarta-feira (25), aos 93 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

Indicado inicialmente para ocupar o cargo de secretário-geral da Educação durante a presidência do general João Batista Figueiredo, o coronel Sérgio Mário foi responsável pela ideia de usar a juventude universitária para levar conhecimento para áreas isoladas e de difícil acesso. Logo foi indicado para ministro da Educação, cargo que ocupou durante 4 anos.

Após entrar para a reserva, Sérgio Pasqualli continuou acompanhando a evolução do Projeto Rondon. O militar também realizava palestras em universidades sobre desenvolvimento sustentável e educação.

O coronel era nascido em Guaporé, no Rio Grande do Sul, e usou sua carreira como professor em cursos de formação na Escola de Comando do Estado Maior do Exército para formular justamente o projeto que seria, mais tarde, a maior iniciativa de integração cultural feita pelas Forças Armadas brasileiras: o Rondon.

Acompanhe tudo sobre:Educação

Mais de Brasil

Projeto sobre emendas será votado até terça na Câmara e nas próximas semanas no Senado, diz autor

Comissão da Câmara aprova projeto que pode proibir bebidas alcoólicas em estádios

Enem 2024: saiba quem pode pedir a reaplicação do exame