Brasil

Moro e Vélez Rodríguez falam em iniciar "Lava Jato da Educação"

Ministros da Educação e Segurança Pública assinaram protocolo com o objetivo apurar indícios de corrupção e desvios no MEC

Sérgio Moro: Protocolo anticorrupção no MEC contará com parceria do Ministério da Segurança Pública (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Sérgio Moro: Protocolo anticorrupção no MEC contará com parceria do Ministério da Segurança Pública (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

AB

Agência Brasil

Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 19h57.

Os ministros da Educação, Ricardo Vélez, e da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, assinaram nesta quinta-feira (14) um protocolo de intenções que tem por objetivo apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias, nas gestões anteriores.

Em comunicado, o ministro Ricardo Vélez disse que a investigação "pode dar início à Lava Jato da Educação".

"Queremos apurar todos os desvios praticados por pessoas que usaram o MEC e as suas autarquias como instrumentos para desvios", afirmou Vélez.

Segundo o comunicado oficial, o acordo é o marco inicial para uma ampla investigação interministerial.

O MEC informou que dos vários casos apurados até agora, foram apresentados exemplos emblemáticos, como favorecimentos indevidos no Programa Universidade para Todos (ProUni), desvios no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), envolvendo o sistema S, concessão ilegal de bolsas de ensino a distância e irregularidades em universidades federais.

O ministério encaminhará os documentos da apuração para o Ministério da Justiça, a Polícia Federal, Advocacia-Geral da União (AGU) e Controladoria-Geral da União (CGU) aprofundem as investigações, instaurem inquéritos e proponham as medidas judiciais cabíveis.

A investigação é uma das principais metas do Ministério da Educação dentro do plano de ações dos 100 primeiros dias do governo. Segundo a pasta, os demais ministros elogiaram a iniciativa e se colocaram à disposição.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoMEC – Ministério da EducaçãoSergio MoroMinistério da Segurança Pública

Mais de Brasil

Opinião: a importância de inverter a lógica da punição e reconhecer o bom motorista

Tarcísio 'aceitaria a missão', mas o Flávio é o candidato hoje, diz Ramuth

Anvisa aprova ampliação do acesso ao uso de cannabis medicinal no Brasil

Túnel Santos-Guarujá: SP assina contrato com entrega prevista para 2031