Brasil

Mantega e Geithner buscam agenda para Brasil e EUA

Os dois comandantes da área financeira têm um desafio: propor medidas concretas a serem anunciadas por Dilma e Obama

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA, já trocou farpas com Mantega (Mark Wilson/Getty Images)

Timothy Geithner, secretário do Tesouro dos EUA, já trocou farpas com Mantega (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2011 às 09h19.

Depois de trocarem farpas em novembro passado por causa de uma injeção de US$ 600 bilhões na economia americana que agravou o problema da valorização das moedas de países emergentes, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, e o ministro da Fazenda brasileiro, Guido Mantega, se encontram hoje.

A reunião busca preparar a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao País, em março. Geithner será recebido também pela presidente Dilma Rousseff.

Os dois comandantes da área financeira têm um desafio: propor medidas concretas a serem anunciadas por Dilma e Obama. No Planalto, a ordem é transformar o encontro dos dois chefes de Estado em uma estreia marcante de Dilma no cenário internacional. Para tanto, é preciso ter resultados a mostrar.

Do lado americano também há a intenção de estabelecer uma relação de qualidade com o Brasil. A vinda de Geithner, uma autoridade do primeiro time governamental, dá o tom do que esperam os americanos.

O desejo de estabelecer uma relação com os EUA mais próxima do que se viu no governo Lula contaminou até o ministro Mantega, que nunca hesitou em apontar a responsabilidade dos EUA na chamada “guerra cambial”. Ele não pretende abrir mão de seus pontos de vista nem deixará de pontuá-los, mas pretende ser mais suave nas manifestações públicas, segundo se comenta nos corredores do Ministério. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEstados Unidos (EUA)Governo DilmaGuido MantegaPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas