Brasil

Lula quer discutir uso de moedas alternativas ao dólar no G20 e no Brics

A pauta agrada a potências rivais dos Estados Unidos, por contestar a predominância da moeda norte-americana como padrão internacional

Lula: Brasil e China estabeleceram neste ano as bases para transações diretas entre real e yuan, sem necessidade de conversão ao dólar (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Lula: Brasil e China estabeleceram neste ano as bases para transações diretas entre real e yuan, sem necessidade de conversão ao dólar (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de junho de 2023 às 16h22.

Última atualização em 23 de junho de 2023 às 16h26.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender nesta sexta-feira, 23, o uso de moedas alternativas ao dólar para transações comerciais internacionais. Em Paris, Lula disse que irá pautar o debate nas cúpulas do Brics (bloco formado com Rússia, China, Índia e África do Sul), em Johanesburgo, em agosto, e do G20, em Nova Délhi, em setembro.

A pauta agrada a potências rivais dos Estados Unidos, por contestar a predominância da moeda norte-americana como padrão internacional.

Moeda sul-americana

O presidente já propôs a criação de uma moeda sul-americana com essa finalidade, bem como uma no âmbito do Brics. Brasil e China estabeleceram neste ano as bases para transações diretas entre real e yuan, sem necessidade de conversão ao dólar.

"Tem gente que se assusta quando eu falo que é preciso a gente criar novas moedas para fazer comércio. Não sei por que Brasil e Argentina têm que fazer comércio em dólar. Não sei por que Brasil e China não podem fazer nas nossas moedas. Por que eu tenho que comprar dólar? Essa discussão está na minha pauta e se depender de mim ela vai acontecer na reunião do Brics e também na reunião do G20."

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDólar

Mais de Brasil

Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de condenados por violência contra a mulher

Comissão da Câmara aprova projeto de lei para incluir animais domésticos no Censo Demográfico

MPF busca solução para liberar 400 estrangeiros retidos no aeroporto de Guarulhos

Lula avaliará situação de Juscelino após viagem, diz Jaques Wagner

Mais na Exame