Brasil

Lula prioriza meio ambiente e destaca investimento em hidrogênio verde para premiê australiano

Lula e Albanese reuniram-se nesta sexta por cerca de 35 minutos em Hiroshima, no Japão, antes dos painéis do G7, que começam no sábado, dia 20

Lula no G7: Além de participar dos painéis do evento multilateral, o chefe do Executivo do Brasil terá nove reuniões bilaterais e um encontro com empresários (Ricardo Stuckert/PR/Palácio do Planalto/Flickr)

Lula no G7: Além de participar dos painéis do evento multilateral, o chefe do Executivo do Brasil terá nove reuniões bilaterais e um encontro com empresários (Ricardo Stuckert/PR/Palácio do Planalto/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 19 de maio de 2023 às 15h34.

Enquanto o governo vive uma queda de braço sobre a possibilidade de a Petrobras explorar petróleo no Rio Amazonas, com veto do Ibama à iniciativa defendida pelo Ministério de Minas e Energia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira 19, ao premiê da Austrália, Anthony Albanese, que tem a proteção do meio ambiente como uma prioridade da sua gestão.

Lula e Albanese reuniram-se nesta sexta por cerca de 35 minutos em Hiroshima, no Japão, antes dos painéis do G7, que começam no sábado, dia 20.

Articulações políticas do Governo Lula no G7

Além de participar dos painéis do evento multilateral, o chefe do Executivo do Brasil terá nove reuniões bilaterais e um encontro com empresários.

"O presidente também deixou claro que uma de suas prioridades é reforçar a proteção do meio ambiente e da biodiversidade. E mencionou os investimentos australianos na produção de hidrogênio verde no estado do Ceará que, segundo ele, complementam a matriz energética brasileira, que 'já é bastante limpa'", diz nota do Ministério das Relações Exteriores.

"O presidente brasileiro lembrou ao premiê australiano que, como ambos são políticos de origem trabalhista, é importante pensar em como promover novas relações entre capital e trabalho, inclusive para evitar a precarização gerada pelas novas tecnologias e fortalecer os sindicatos, 'a exemplo do que aconteceu na reforma trabalhista da Espanha'", acrescenta o Itamaraty.

De acordo com a nota, Albanese destacou a importância da eleição de Lula em 2022, sobretudo na defesa do meio ambiente, enquanto o presidente brasileiro defendeu que sua volta ao Palácio do Planalto significa a ressurgência do Brasil nas relações internacionais.

Acompanhe tudo sobre:G7 – Grupo dos SeteLuiz Inácio Lula da SilvaAustráliaMeio ambiente

Mais de Brasil

São Paulo tem 88 mil imóveis que estão sem luz desde ontem; novo temporal causa alagamentos

Planejamento, 'núcleo duro' do MDB e espaço para o PL: o que muda no novo secretariado de Nunes

Lula lamenta acidente que deixou ao menos 38 mortos em Minas Gerais: 'Governo federal à disposição'

Acidente de ônibus deixa 38 mortos em Minas Gerais