Lula lamenta ataque a tiros em escola e afirma que é urgente construir caminho pela paz nas escolas
Ataque a tiros matou uma menina e deixou outro aluno baleado na cabeça em estado grave
Agência de notícias
Publicado em 19 de junho de 2023 às 12h17.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody , em Cambé, norte do Paraná, nesta segunda-feira, e afirmou que é "urgente" construir um "caminho para a paz nas escolas".
"Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar", escreveu pelas redes sociais.
- Ataque a tiros em colégio estadual do Paraná deixa um morto
- Ataque a escola no Paraná: veja o que se sabe sobre o tiroteio em colégio estadual
- Presidente da Light Sesa, Thiago Guth, renuncia ao cargo
- Eletrobras prevê demitir mais de 1.500 funcionários em segundo PDV desde privatização
- Estados Unidos x México hoje; veja horário e onde assistir ao vivo
- Confira os jogos de hoje, terça-feira, 13; onde assistir ao vivo e horários
O ataque deixou uma menina morta e um segundo aluno baleado na cabeça em estado grave. O autor foi detido. De acordo com a PM, o suspeito seria um ex-aluno de 21 anos. Com uma roupa preta, ele teria ido até a direção da escola para solicitar documentos e fez os disparos.
No início do governo, Lula convocou uma reunião no Palácio do Planalto para tratar sobre meios de combater a violência nas escolas. Na ocasião, ele afirmou que a segurança nas escolas "ruiu" por conta da ação de grupos criminosos nas redes sociais e defendeu que escolas não podem ser transformadas em prisões de segurança máxima.
Na reunião, o governo anunciou uma série de ações para promover a segurança no ambiente escolar. O ministro da Educação, Camilo Santana, que lidera o grupo, afirmou que o governo vai orientar as redes por meio de uma cartilha sobre como lidar emergencialmente com o problema, além de disponibilizar recursos da ordem de R$ 3 bilhões para incrementar a infraestrutura das instituições de ensino.
Em qual escola ocorreu o atentado?
O ataque a tiros acontece no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, norte do Paraná. Dois alunos foram baleados.