Exame Logo

Lula embarca para o G7: presidente terá reuniões bilaterais com Japão, Índia e Indonésia na cúpula

O petista terá ao menos três reuniões bilaterais durante sua passagem pela cúpula neste final de semana

Lula: Foi Kishida quem convidou Lula, em uma ligação telefônica direta para participar do G7 deste ano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2023 às 07h07.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)embarca para o G7 nesta quarta-feira, 17, e deve chegar em Hiroshima na sexta-feira, 19. O retorno está previsto ainda para a noite de domingo, dia 21. O petista terá ao menos três reuniões bilaterais durante sua passagem pela cúpula neste final de semana. O evento acontece em Hiroshima, no Japão.

Já estão marcadas agendas com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e com os primeiros-ministros de Índia, Narendra Modi, e Japão, o anfitrião Fumio Kishida. Datas exatas e horários ainda não foram definidos

Veja também

Foi Kishida quem convidou Lula, em uma ligação telefônica direta para participar do G7 deste ano. Os dois vão se encontrar poucos dias após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participar do G7 Financeiro em Niigata, no Japão, e receber a demanda de empresários locais por um acordo comercial entre o país asiático e o Mercosul.

No caso das bilaterais com Indonésia e Índia, o tema principal deve ser o G20. Em dezembro, a Índia passará a presidência do grupo para o Brasil. Antes da Índia, a presidência estava com a Indonésia. Os encontros também devem abordar os diferentes temas da agenda internacional sob a ótica dos países em desenvolvimento.

Programação de Lula no G7

Na programação oficial do G7, Lula participará de três painéis: o primeiro deles, no sábado, às 15h no horário local (12 horas à frente de Brasília), batizado de "Trabalhando juntos para evitar crises múltiplas. Haverá a foto oficial e, em seguida, às 17h20, um painel sobre esforço comum em prol da sustentabilidade.

Já o domingo vai começar com uma visita dos líderes do G7 ao memorial das vítimas da bomba atômica atirada sobre Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Às 9h30, haverá o único painel do dia: "Na direção de um mundo próspero, estável e pacífico".

O G7 termina com a publicação de dois comunicados conjuntos. Um deles assinado apenas pelos países-membros do bloco. O outro, também com os países convidados. Para além do Brasil, participam do G7 deste ano como convidados Austrália, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Vietnã, Comores e Ilhas Cook.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaG7 – Grupo dos Sete

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame