Exame Logo

Líderes religiosos enviam mensagens pela paz na Copa

Papa Francisco, que não esconde o seu amor pelo futebol, enviou uma mensagem de vídeo para a abertura do Mundial

Papa Francisco é visto no papamóvel enquanto peregrinos balançam bandeira do Brasil na Praça São Pedro (Vicenzo Pinto/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2014 às 17h54.

Brasília - Líderes religiosos de várias partes do mundo enviaram mensagens de paz para a Copa do Mundo .

O papa Francisco, que não esconde o seu amor pelo futebol, enviou uma mensagem de vídeo para a abertura do Mundial pedindo que a Copa do Mundo seja "uma festa de solidariedade entre os povos".

Veja também

Entre outras mensagens de diferentes credos em várias partes do mundo, o Grão-imã de Al-Azhar desejou que o torneio promova o espírito da paz e da igualdade. O Rabinato de Israel considerou que a Copa do Mundo é "uma oportunidade de promover a boa vontade entre as nações".

As mensagens foram enviadas a pedido da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que em seu governo lançou várias campanhas paralelas para que a competição seja um grito pela paz, contra o racismo e a intolerância.

A seguir, alguns trechos das mensagens dos representantes religiosos para a Copa do Mundo, divulgadas nesta quinta-feira pela Presidência:

- Papa Francisco: Minha esperança é que, além de ser uma festa do esporte, esta Copa do Mundo possa se tornar a festa da solidariedade entre os povos.

Para vencer é necessário superar o individualismo, o egoísmo, todas as formas de racismo, a intolerância e a instrumentalização da pessoa humana.

- Grão-imã de Al-Azhar, Ahmed Nohaed el-Tayeb: Oh, seres humanos! Façam deste evento esportivo internacional uma oportunidade para promover o espírito de paz e de igualdade entre as pessoas e para transmitir sentimentos de amor e fraternidade.

- Igreja Ortodoxa russa: O futebol se torna um meio de comunicação intercultural e interreligioso (...) Em nome de Sua Santidade, o patriarca Cirilo, deseja a todos os participantes da Copa do Mundo 2014 jogo limpo, vitórias convincentes e uma verdadeira fraternidade esportiva.

- Rabinato de Israel: A Copa do Mundo oferece a oportunidade de promover a boa vontade entre as nações do mundo e ressaltar o valor divino da dignidade humana, sem diferenças de raça, cor ou religião .

- Daisaku Ikeda, presidente do Soka Gakkai International (Budismo): Rezo sinceramente para que esta Festa da Esperança celebrada nos palcos verdes do Brasil, grande nação da Esperança, seja o jogo que tenha como meta o gol que toda a Humanidade deseja: a paz mundial.

- Geoff Tunnicliffe, secretário-geral da Aliança Evangélica Mundial: A esperança e a oração da Aliança Evangélica Mundial para que esta Copa do Mundo seja marcada pela alegria, pela paz e pela boa vontade, enquanto todos apreciamos esta bela dança que é o futebol.

- Mãe de Santo de Iemanjá Beatriz Moreira Costa (Candomblé): Peço a todos os meus irmãos e irmãs que roguem a suas divindades para que abençoem este momento de encontro entre as nações.

Lutamos contra qualquer tipo de discriminação e preconceito, no esporte, nas escolas e em todas as esferas sociais.

- Antônio César de Carvalho, presidente da Federação Espírita Brasileira (Espiritismo): Queremos pedir a nossos companheiros o hábito da oração em favor da paz.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolReligião

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Brasil

Mais na Exame