Brasil

Lewandowski participa de audiência na Câmara após governo enviar PEC da Segurança

Será a terceira vez que o ministro da Justiça comparecerá a uma sessão da comissão da Casa dedicada ao tema, mas a primeira neste ano

Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso, Hugo Motta, Davi Alcolumbre e Ricardo Lewandowski  (STF Flickr Divulgação)

Lula entrega PEC da Segurança Pública ao Congresso, Hugo Motta, Davi Alcolumbre e Ricardo Lewandowski (STF Flickr Divulgação)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de abril de 2025 às 07h07.

Uma semana após o governo enviar ao Congresso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, participará nesta terça-feira, 29, de audiência na Comissão de Segurança da Câmara. Será a terceira vez que ele participará de audiência no colegiado, mas a primeira neste ano.

A PEC, elaborada pelo ministro da Justiça, é uma das prioridades da agenda legislativa do governo e objetiva organizar e intensificar o combate ao crime organizado. Para ser aprovada, a proposta precisa da aprovação de três quintos da Câmara e do Senado.

Em evento na semana passada no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Hugo Motta, afirmou que vai dar "prioridade total" à tramitação da PEC. A relatoria da proposta, contudo, foi dada a um parlamentar de oposição, o deputado Mendonça Filho (União-PE).

Vice-líder da oposição na Câmara, Mendonça é um dos deputados do União Brasil que mais se distanciam do governo. Ele faz parte da cúpula do extinto DEM, que tradicionalmente fazia oposição aos governos do PT. O deputado foi um dos principais apoiadores do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e assumiu o Ministério da Educação no governo de Michel Temer, que assumiu a Presidência após a saída de Dilma.

A audiência com Lewandowski foi chamada após a repercussão negativa de um comentário do ministro de que a "polícia prende mal", o que obrigaria o Judiciário a soltar muitas pessoas.

A comissão de Segurança da Câmara é comandada pelo deputado bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP) e tem maioria de oposição.

Acompanhe tudo sobre:Ricardo LewandowskiSegurança pública

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas