Brasil

Justiça reduz pena para pilotos do jato Legacy

TRF reduziu nesta segunda-feira para três anos e um mês a pena de quatro anos e quatro meses de prisão aplicada pela Justiça Federal de Mato Grosso

Boeing da Gol destruído após acidente com Legacy (Divulgação/Força Aérea Brasileira)

Boeing da Gol destruído após acidente com Legacy (Divulgação/Força Aérea Brasileira)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2012 às 19h47.

Brasília - Por dois votos a um, o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) reduziu nesta segunda-feira para três anos e um mês a pena de quatro anos e quatro meses de prisão aplicada pela Justiça Federal de Mato Grosso contra os pilotos americanos Joseph Lepore e Jean Paul Paladino. Eles pilotavam um jato Legacy que colidiu com um avião da GOL em 2006, matando 154 pessoas.

A pena será cumprida em regime aberto, ou seja, os condenados podem trabalhar, mas devem se apresentar periodicamente à Justiça e cumprir uma série de outras exigências. O Tribunal, no entanto, não permitiu a transformação da pena em prestação de serviços alternativos.

A terceira turma do TRF1 julgou dois recursos movidos pelo Ministério Público e Federal e pela Associação das Vítimas do Acidente do Avião GOL. Nesses processos, eles pediam aumento da pena dada aos pilotos americanos pela Justiça Federal de Mato Grosso em maio de 2011. A pena aplicada foi de quatro anos e quatro meses de prisão em regime semiaberto, depois convertida em pena alternativa. Os reclamantes também pediam a revogação da substituição da pena por serviços comunitários, que foi autorizada pela Justiça.

O acidente

O acidente ocorreu em 2006, quando o avião da GOL que saiu de Manaus com destino a Brasília e ao Rio de Janeiro se chocou com o jato Legacy sobre uma área densa da floresta amazônica. Todos os passageiros e tripulantes do avião da GOL morreram. Os pilotos do Legacy conseguiram fazer um pouso de emergência na Base Aérea da Serra do Cachimbo, no Pará.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAviaçãoJustiçaSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame