Jucá volta a negar querer levar reforma direto ao plenário

Líder do governo no Senado reafirmou que a ideia é discutir o mérito e a constitucionalidade da proposta nas comissões

Brasília – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), voltou a negar nesta terça-feira que tenha a intenção de levar a reforma trabalhista direto para o plenário da Casa, e reafirmou que a ideia é discutir o mérito e a constitucionalidade da proposta nas comissões.

Em fala no início da reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, onde a matéria deve ser votada nesta terça-feira, Jucá ponderou que para levar a proposta diretamente ao plenário teria de apresentar um requerimento de urgência, com tramitação e prazos próprios, o que poderia “tumultuar” o andamento da reforma.

“Nós combinamos de discutir nas duas comissões de mérito (CAE e Comissão de Assuntos Sociais), que têm o mesmo relator”, disse, referindo-se ao relator Ricardo Ferraço (PSDB-ES), responsável pela elaboração dos pareceres nessas duas comissões.

Jucá sustentou que a hipótese de levar a proposta a plenário sem a análise das comissões “não condiz com a realidade”, e garantiu que o rito previsto será seguido.

Pelo calendário previsto, concluída a votação na CAE nesta terça, Ferraço deve apresentar seu parecer na CAS já na quarta-feira. Depois da análise na CAS, a proposta ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde será relatada por Jucá.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.