Joe Biden, presidente dos EUA, parabeniza Lula pela eleição e cita "processo eleitoral confiável"
"Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", disse Biden após vitória de Lula
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2022 às 20h58.
Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 21h13.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden , parabenizou o presidente eleito no Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória na eleição presidencial.
"Parabéns ao Luiz Inácio Lula da Silva por ser eleito o próximo presidente do Brasil após um processo eleitoral livre, justo e confiável. Espero trabalharmos juntos para continuar a cooperação entre nossos países nos próximos meses e anos", disse Biden.
Com mais de 60 milhões de votos, Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição neste domingo, 30 de outubro ( veja aqui ).
Biden e Lula conviveram brevemente, quando Lula era presidente em 2009 e 2010 e Biden era vice do então mandatário dos EUA, Barack Obama, cargo que exerceu entre 2009 e 2016.
Em uma disputa acirrada, a vitória de Lula só foi confirmada matematicamente pouco antes das 20h, quase no fim da apuração.
Com mais de 99% das urnas apuradas, Lula tem 50,84% dos votos válidos e está matematicamente eleito, ante 49,16% dos votos obtidos por Bolsonaro.
Aos 77 anos, Lula chegará a um terceiro mandato no Planalto, após já ter sido presidente do Brasil entre 2003 e 2010.
Outros líderes internacionais também parabenizaram Lula após a confirmação do resultado, como o presidente francês, Emmanuel Macron, o presidente argentino, Alberto Fernández, o chefe da diplomacia da União Europeia, Josep Borrell, o premiê de Portugal, Antonio Costa, entre outros.
TRAJETÓRIA: Lula volta à Presidência da República após 20 anos