Brasil

Hoje é o Dia Nacional do Cerrado, berço das águas do Brasil

Ecossistema concentra 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2014 às 15h59.

São Paulo - Segundo maior ecossistema brasileiro, o Cerrado é a região de savana mais rica do planeta.

Ele concentra 5% da biodiversidade mundial e 30% da biodiversidade brasileira.

Além de toda esta riqueza, é um bioma que possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do país: Amazonas, Tocantis/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai.

Não é preciso dizer então que a preservação deste ecossistema é fundamental para o equilíbrio ambiental do Brasil e de todo planeta. E hoje, 11/09, comemoramos o Dia Nacional do Cerrado.

Infelizmente, há poucos motivos para celebração. De acordo com dados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente, nas últimas décadas houve uma redução de 48,4% do Cerrado.

A taxa de desmatamento é mais alta do que na Amazônia. E se este processo continuar, pesquisadores afirmam que este bioma brasileiro pode desaparecer em 50 anos.

Se isso acontecer, a geração de recursos hídricos no país pode ser gravemente afetada.

O Cerrado é considerado uma verdadeira caixa d’água no coração do território do país.

Ele fica localizado exatamente entre os outros quatro biomas brasileiros - ele faz a ponte entre Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia.

O Cerrado é como uma espécie de floresta invertida. Enquanto as árvores amazônicas têm copas enormes e raízes pequenas, no centro do Brasil as árvores são menores, mas com raízes muito grandes.

Elas funcionam como uma esponja, captando água e a distribuindo por toda região.

Entre as várias entidades que trabalham pela proteção deste bioma estão o WWF-Brasil, que durante todo o mês divulgou a campanha Salve o Cerrado.

A organização acredita que desenvolvimento sustentável é a solução, ao aliar produção e conservação do meio ambiente. E defende também o aumento de unidades de conservação nesta área.

Dos mais de 2 milhões de km² de vegetação original, resta menos da metade do Cerrado. Ajude a salvar esta riqueza natural do Brasil através da conscientização de mais e mais pessoas.

Assista abaixo ao vídeo lançado pelo WWF-Brasil que explica a importância do serviço ambiental realizado pelo Cerrado brasileiro e compartilhe nas redes sociais.

//www.youtube.com/embed/orGhCBbK4Iw

Acompanhe tudo sobre:ÁguaBiodiversidadeEspéciesMeio ambiente

Mais de Brasil

Adaptação das cidades à crise climática exige mudança de paradigma, dizem especialistas

Bairros, empreendimentos e cidades inteligentes

Enchentes no RS: mais de 76 mil pessoas estão em abrigos; 155 mortes e 94 desaparecidos

Presidente da Anatel defende que órgão regule as plataformas digitais

Mais na Exame