Brasil

Grupo protesta no Rio contra alta incidência de estupros

Marcha das Vadias tinha sido programada para seguir em direção ao Leme, mas com a mudança das atividades da JMJ de Guaratiba para Copacabana, o trajeto mudou

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2013 às 16h09.

Rio - Cerca de 200 pessoas estão reunidas em frente ao Posto 5, no início da tarde deste sábado, em Copacabana, no Rio, para participar da Marcha das Vadias. O grupo protesta contra a alta incidência de estupros no Brasil e contra o Estatuto do Nascituro e também pede que a presidente Dilma Rousseff sancione o Projeto de lei 03, uma norma técnica do Ministério da Saúde que atende vítimas de violência sexual.

O ato havia sido marcado no início do mês e tinha sido programado para seguir em direção ao Leme. Porém, com a mudança das atividades da Jornada Mundial da Juventude de Guaratiba para Copacabana, as organizadoras decidiram mudar o trajeto para Ipanema.

"Não estamos querendo confronto. Isso é um contraponto político e uma marcha com muita irreverência", disse Nataragi Trinta, uma das organizadoras. O grupo Católicas pelo Direito de Decidir, que é pró-liberdade de escolha para as mulheres, também acompanha a marcha. "Estamos aqui para falar para a Igreja, especialmente para as mulheres católicas, que elas têm o seu direito de decidir reconhecido no próprio magistério da Igreja Católica", disse a teóloga Yury Orozco, do grupo.

"Em caso de situações-limite, os católicos podem recorrer à sua consciência e tomar decisões independentemente da postura oficial da Igreja Católica. Esse é um respaldo como recurso à consciência e os católicos não devem se sentir culpados".

Acompanhe tudo sobre:Jornada Mundial da JuventudePolítica no BrasilProtestos

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp