Brasil

Gravações mostram ameaças de supostos taxistas a Uber. Ouça

Em áudios obtidos por EXAME.com, motoristas instigam violência contra os concorrentes


	Uber: áudios obtidos por EXAME.com mostram organização e suposta intenção violenta de manifestantes
 (Sergio Perez / Reuters)

Uber: áudios obtidos por EXAME.com mostram organização e suposta intenção violenta de manifestantes (Sergio Perez / Reuters)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 11 de maio de 2016 às 19h20.

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, liberou a operação do serviço de transporte Uber na capital paulista nesta semana. Apesar de essa ser uma excelente notícia para os motoristas parceiros da Uber e para quase todos os paulistanos, a medida incomodou os motoristas de táxi.

Gravações obtidas por EXAME.com mostram ameaças de supostos taxistas aos concorrentes. Nos áudios, pessoas instigam os companheiros de profissão a andar com barras de ferro nos táxis e quebrar carros prata e preto “não importa se for Uber ou não”.

Em uma das gravações, alguém reclama que os taxistas hoje ganham menos do que antes, passando de uma renda mensal de 8 mil reais para menos de 4 mil reais.

Outra gravação seria de um motorista de táxi que não aderiu à manifestação contra a Uber e teve seu carro depredado. O áudio é repleto de palavras chulas e xingamentos direcionados aos manifestantes. 

Nas demais gravações, supostos taxistas convocam colegas para protestar contra a Uber de maneira pacífica.

Desde ontem, quando o Uber foi liberado por Haddad, motoristas de táxi fizeram protestos em São Paulo. Hoje, eles atearam fogo a pneus para criar uma barricada no Viaduto do Anhangabaú. O impacto do bloqueio no trânsito chegou até a Ponte das Bandeiras. 

Ouça as gravações obtidas por Exame.com a seguir.

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/playlists/224206201" params="auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&visual=true" width="100%" height="450" iframe="true" /]

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilProtestoscidades-brasileirasMetrópoles globaisUberSão Paulo capitalTransportesmobilidade-urbanatransportes-no-brasilTáxis

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos