Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo
ÀS SETE - O governo da Coreia do Sul afirmou neste domingo que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu fechar as instalações nucleares em maio
EXAME Hoje
Publicado em 30 de abril de 2018 às 06h30.
Última atualização em 30 de abril de 2018 às 07h44.
Governo vende tudo
O governo federal decidiu vender a participação minoritária que tem em 276.000 imóveis em todo o país para reforçar o caixa da União em tempos de ajuste fiscal, revelou o jornal O Estado de S. Paulo. A previsão é arrecadar 9,3 bilhões de reais com a iniciativa. A venda deve começar em junho nos condomínios de Alphaville Tamboré, em São Paulo. A previsão é arrecadar, no estado, 1,4 bilhão de reais. Essas propriedades têm contratos chamados de “aforamento”, pelos quais os donos detêm 83% dos terrenos, chamado de domínio útil, mas pagam a União uma taxa anual pelo uso dos outros 17%.
–
Às Sete – um guia rápido para começar seu dia
Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:
- Na berlinda, Temer apela ao Bolsa Família
- Banco Inter: um IPO na emenda do feriado
- ONU em Mianmar: esperança para os Rohingya?
Walmart vende e compra
O varejista americano Walmart vai vender sua fatia majoritária na rede de supermercados britânica Asda, segundo o Wall Street Journal, à concorrente J. Sainsbury, num negócio avaliado em 20,6 bilhões de dólares. Em paralelo, o Walmart negocia comprar uma fatia majoritária do Flipkart Group, líder em e-commerce na Índia e avaliado em 11,6 bilhões de dólares. A companhia segue negociando para vender até 80% de seu negócio no Brasil. Segundo o jornal Valor, o favorito é o fundo de private equity Advent.
–
Temer cancela viagem
O presidente Michel Temer (MDB) decidiu cancelar a viagem que faria pelo Sudeste Asiático na próxima semana. O roteiro já havia sido encurtado, mas, neste domingo, o Palácio do Planalto começou a desmobilizar a equipe que acompanharia o presidente. Esta é a segunda vez que Temer cancela a visita que faria a países da região. Em janeiro, ele desistiu de viajar por recomendação médica, depois de passar por procedimentos cirúrgicos para desobstruir a uretra. Desta vez, a decisão de Temer permanecer no país ocorre no momento em que as investigações sobre o decreto dos portos avança sobre os seus familiares.
–
4 milhões não declararam IR
Faltando um dia para o fim do prazo, cerca de 3,9 milhões de contribuintes ainda não declararam seu imposto de renda. Até as 16 horas deste domingo, a Receita Federal recebeu 24,9 mlhões de declarações, cerca de 87% dos 28,8 milhões de documentos esperados para este ano. Somente nas últimas 24 horas, 984.000 contribuintes enviaram o documento. O prazo para a entrega da declaração começou em primeiro de março e vai até as 23h59 desta segunda-feira. Deve declarar quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a 28.559,70 reais em 2017.
–
Emprego só com salário baixo
O Brasil só criou empregos formais, neste ano, com remuneração de até dois salários mínimos (1.908 reais), segundo o jornal Folha de S. Paulo. Em todas as outras faixas com vencimento maior, houve fechamento de vagas em 2018, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Nas regiões Norte e Nordeste a situação é ainda pior, já que a abertura de vagas ficou restrita à faixa de até um salário mínimo (954 reais). Segundo o Ministério do Trabalho, os números refletem um processo de recuperação e a expectativa é que o saldo positivo chegue aos cargos com melhor remuneração aos poucos.
–
Beltrame nega propina
O ex-secretário estadual de Segurança do Rio José Mariano Beltrame divulgou nota neste domingo negando ter recebido propina em esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral. É uma resposta a reportagem do jornal O Globo deste domingo, que afirma que o economista Carlos Emanuel Miranda, apontado como um dos principais operadores de Cabral, relatou em delação premiada ter feito pagamentos mensais de 30.00 reais a Beltrame. Beltrame comando a segurança no estado por 10 anos, nos governos de Cabral de Luiz Fernando Pezão, e foi responsável por implantar as Unidades de Polícia Pacificadora. O ex-secretário, hoje delegado, afirmou em nota que é vítima de uma história “fabricada por alguém que está coagido e, sabe-se lá porque, usando meu nome para jogar fumaça sobre os próprios dramas”.
–
Kim promete fechar instalações nucleares
O governo da Coreia do Sul afirmou neste domingo que o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu fechar as instalações nucleares em maio e convidar especialistas sul-coreanos e americanos para verificar o processo. Kim pede, em contrapartida, que os Estados Unidos se comprometam a não invadir seu país e encerrem formalmente a Guerra das Coreias, suspensa em 1953 após três anos de confronto. O anúncio é consequência da cúpula entre as Coreias do Sul e do Norte, realizada na sexta-feira, a primeira a juntar líderes dos dois países em 11 anos.
–
Ministra britânica renuncia
A ministra do Interior do Reino Unido, Amber Rudd, renunciou ao cargo neste domingo em meio a uma polêmica envolvendo residentes permanentes de origem caribenha que foram erroneamente tratados como imigrantes ilegais. O gabinte da primeira-ministra Theresa May aceitou a renúncia de Rudd. O escândalo vem dominando as manchetes no país e provocou críticas às duras polítics de imigração do governo conservador. Os caribenhos chegaram ao Reino Unido em 1948 para trabalhar na reconstrução do país depois da Segunda Guerra, e tinham direito de se estabelecer garantido até mudanças de regras introduzidas em 2012. Rudd assinou, em 2017, um memorando com metas para deportações forçadas de imigrantes, o que foi duramente criticado e acabou custando seu emprego.