Brasil

Governo editará decreto provisório com limites para empenho

O governo editará nos próximos dias um decreto provisório limitando pagamentos e empenhos de despesas para órgãos, fundos e entidades do poder Executivo


	Fachada do Ministério do Planejamento: limites provisórios valerão até ser editado o decreto de Programação Orçamentária e Financeira
 (Elza Fiúza/Agência Brasil)

Fachada do Ministério do Planejamento: limites provisórios valerão até ser editado o decreto de Programação Orçamentária e Financeira (Elza Fiúza/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2015 às 22h29.

Brasília - O governo federal editará nos próximos dias um decreto provisório limitando pagamentos e empenhos de despesas para órgãos, fundos e entidades do poder Executivo.

De acordo com nota divulgada nesta quarta-feira, 22, pelo Ministério do Planejamento, os limites provisórios valerão até ser editado o decreto de Programação Orçamentária e Financeira, que trará o tamanho definitivo do contingenciamento de recursos neste ano para a formação do superávit primário.

Com a publicação do Orçamento no Diário Oficial desta quarta, o decreto definitivo tem de ser publicado até o dia 22 de maio. "Os estudos sobre contingenciamento ainda estão em curso e os valores serão publicados nos próximos 30 dias", informou a nota.

A Lei Orçamentária Anual de 2015, sancionada hoje, estima em R$ 2,982 trilhões as receitas e despesas da União. Houve dois vetos. Um deles foi o veto à inclusão na LOA de coeficientes para a distribuição de recursos da Lei Kandir.

A justificativa do governo foi que a Constituição veda a inclusão de matéria estranha à Lei Orçamentária no texto.

Também foram barrados itens que criavam e proviam cargos e funções para o Banco Central e para a Receita Federal. "Tal medida fere a prerrogativa do Executivo Federal em dispor sobre a criação e o provimento de cargos e funções em seu âmbito de atuação, o que seria uma violação ao princípio da independência entre os poderes", explica a nota do Planejamento.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilMinistério do PlanejamentoGoverno

Mais de Brasil

Brasil prepara emissão de títulos públicos no mercado financeiro chinês

Governo de SP reduz tarifas de pedágios no interior, com cortes de até 50%

'Se não nos entendermos, vamos perder a eleição', diz Valdemar sobre Flávio e Michelle

Lula anuncia ampliação de gastos em defesa e cita Trump: 'Está cheio de maluco no mundo'