Frente fria e ciclone extratropical chegam ao Brasil nesta quarta-feira; veja a previsão do tempo
Uma grande massa de ar seco continuará sobre o país e inibirá a formação de grandes nuvens e chuvas em boa parte do Brasil
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 26 de julho de 2023 às 15h32.
Última atualização em 26 de julho de 2023 às 16h11.
O Brasil terá a chegada de um novo ciclone extratropical e de uma frente fria a partir desta quarta-feira, 26, segundo o site Clima Tempo.
Uma grande massa de ar seco continuará sobre o país e inibirá a formação de grandes nuvens e chuvas em grande parte do Brasil. A temperatura deve cair no final de semana, mas sem grandes chuvas. As exceções serão no litoral do Nordeste, no extremo norte da Região Norte do Brasil e no Rio Grande do Sul, que têm crescimento de formação de chuvas a partir de hoje.
- Novo ciclone se forma no Sul: como o fenômeno afetará São Paulo
- Novo ciclone se forma no Sul e causará chuvas em Porto Alegre
- Brasil é o país que mais faz buscas por tatuagem na internet
- Novo ciclone extratropical deverá atingir Sul do país nesta semana; entenda
- Ciclone no RS: Defesa Civil alerta para chuva forte, rajadas de ventos e descargas elétricas
- Romário tem alta de hospital após 14 dias internado para tratar infecção
O ciclone extratropical vai se formar no litoral do Uruguai e também impactará a Argentina e o Paraguai. Este é o quarto ciclone extratropical que se forma próximo do Rio Grande do Sul em um mês e meio.
Como será o novo ciclone extratropical?
Segundo ameteorologista Josélia Pegorim, doClima Tempo, o novo ciclone não será parecido aos outros de julho e junho, que causaram fortes ventanias e chuvas no Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. O Metsul também afirma que o fenômeno será menos intenso.
Os maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul devem ocorrer no sul gaúcho, incluindo a Campanha e o litoral sul. Em 48 horas, nos dias 25 e 26 de julho, pode chover de 70 mm a 90 mm no sul gaúcho.
As rajadas de vento mais intensas na região podem chegar até 70 km/h.Não há expectativa de ventanias tão fortes quanto as do último ciclone que atingiu a região.
As nuvens cumulonimbus, associadas a tempestades, vão se formar sobre o Rio Grande do Sul nesta terça e na quarta e serão responsáveis pela chuva forte e ventanias.
Entre os dias 12 e 13 de julho, o fenômeno provocou fortes ventos e queda de temperatura em São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 16 pessoas morreram em decorrência do ciclone, segundo a Defesa Civil gaúcha.
O que é o novo ciclone?
O novo ciclone extratropical vai se formar na costa do Uruguai na quarta-feira, 26, se afastará para alto mar durante a quinta-feira, 27 de julho. Assim, sua influência sobre o Rio Grande do Sul diminui rapidamente, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta-feira.
Como o novo ciclone afeta São Paulo?
A meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, afirma que o novo ciclone não irá atingir a Região Sudeste. Porém, uma frente fria vai diminuir a temperatura em São Paulo nos próximos dias.
Previsão do tempo para São Paulo
Nos próximos dias, a cidade de São Paulo terá sol no início do dia e nuvens no fim da tarde. A chances de chuva aumentam a partir de quinta-feira. As temperaturas caem no final de semana.
- 26/7: mínima: 15° e máxima; 27°
- 27/7: mínima: 16° e máxima; 26°
- 28/7: mínima: 17° e máxima; 24°
- 29/7: mínima: 15° e máxima; 21°
- 30/7: mínima: 14° e máxima: 22°
Quando o ciclone extratropical vai embora
O ciclone que vai atingir principalmente o Rio Grande do Sul deve diminuir rapidamente a partir de quinta-feira, mas ventos moderados poderão ocorrer no litoral gaúcho na quinta-feira.