Brasil

Freixo confirma candidatura à presidência da Câmara em oposição a Maia

"Vamos enfrentar a agenda de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia que aprofundará ainda mais as desigualdades no país", disse o político do PSOL

Marcelo Freixo: deputado eleito pelo PSOL-RJ vai disputar com Rodrigo Maia (DEM-RJ) o comando da Câmara dos Deputados (Ricardo Moraes/Reuters)

Marcelo Freixo: deputado eleito pelo PSOL-RJ vai disputar com Rodrigo Maia (DEM-RJ) o comando da Câmara dos Deputados (Ricardo Moraes/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 09h03.

São Paulo - O deputado federal eleito Marcelo Freixo (PSOL-RJ) confirmou sua candidatura à Presidência da Câmara em oposição ao atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentará a reeleição. O anúncio foi uma reação ao acordo de Maia com o PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

"Sou candidato à presidência da Câmara dos Deputados por um amplo campo republicano e democrático que lutará para resgatar o espírito da Constituição. Vamos enfrentar a agenda de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia que aprofundará ainda mais as desigualdades no país", afirmou Freixo pelo Twitter.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1080761453358010368

A eleição para os integrantes da Mesa Diretora da Câmara ocorre no dia 1º de fevereiro. Ao confirmar sua candidatura, Marcelo Freixo dirigiu críticas à agenda de Jair Bolsonaro. "O Congresso Nacional precisa se comprometer com o fortalecimento e a ampliação dos direitos sociais, ameaçados pelo novo governo e seus aliados. O meu compromisso como candidato à presidência da Câmara é com uma agenda econômica e social que promova a cidadania", declarou.

Ontem, dirigentes do PT afirmaram que buscarão conversas com outros partidos de oposição para definir seu posicionamento em relação à eleição da Câmara. O acordo de Maia com o PSL desagradou a legenda, que também conversava com o atual presidente da Casa buscando um espaço na Mesa, e provocou reação. "Não durou 24 horas o discurso de Bolsonaro de rompimento com a velha política. Hoje foi selado pelo PSL um acordão, envolvendo cargos, com os partidos políticos que ele tanto criticou, para apoiar reeleição de Rodrigo Maia para a Câmara dos Deputados", escreveu no Twitter a presidente nacional da legenda, Gleisi Hoffmann.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosPSL – Partido Social LiberalPSOL – Partido Socialismo e LiberdadeRodrigo Maia

Mais de Brasil

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe