Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Agentes sobrevoaram a Chapada dos Veadeiros na manhã deste domingo e constataram que o fogo que por duas semanas destruiu 28% do parque acabou
Chapada dos Veadeiros (Ueslei Marcelino/Reuters)
Chapada dos Veadeiros (Ueslei Marcelino/Reuters)
Por EXAME HojePublicado em 30/10/2017 07:02 | Última atualização em 30/10/2017 07:10Tempo de Leitura: 3 min de leitura

Fim do incêndio

Agentes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade sobrevoaram a Chapada dos Veadeiros na manhã deste domingo e constataram que o fogo que por duas semanas destruiu 28% do parque nacional acabou.

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seção Às Sete e comece o dia bem informado:

O parque, que recebe 70.000 visitantes por ano, deve ser reaberto na quarta-feira. O combate ao incêndio, provavelmente iniciado por ato criminoso, foi realizado por 200 brigadistas, centenas de voluntários e foi facilitado pelas chuvas que chegaram à região neste fim de semana.

Temer terá alta hoje

O presidente Michel Temer deve ter alta nesta segunda-feira depois de passar na manhã de domingo por um procedimento para retirar uma sonada vesical, que carregava desde quarta-feira. Temer está internado desde sexta-feira no hospital paulistano Sírio-Libanês, quando foi internado com um quadro de retenção urinária e passou por uma cirurgia para raspagem da próstata. Ele deve retornar a Brasília na quarta-feira. A lista de visitantes foi grande no fim de semana, e incluiu o prefeito João Doria, o ministro do Supremo Gilmar Mendes e o médium João de Deus.

Alckmin e Doria

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, João Doria, tentaram mostrar demonstrar união na convenção que elegeu a nova direção do PsDB paulistano, neste domingo. Os dois tomaram café juntos numa padaria, chegaram juntos à Câmara municipal, votaram juntos e foram embora juntos, sem dar entrevistas. Em vídeo, também juntos, Alckmin disse que “estamos unidos para servir ao Brasil”, enquanto Doria afirmou que “o governador Geraldo Alckmin e eu estaremos juntos, ao lado de todos do PSDB”. Nas últimas semanas, cresceu no partido a impressão de que Alckmin é favorito à vaga para disputar a presidência, embora o Doria siga com uma agenda de candidato.

Lula vs. Bolsonaro

O ex-presidente Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro iriam para o segundo turno se as eleições presidenciais fossem hoje, segundo pesquisa do Ibope publicada na coluna do jornalista Lauro Jardim no jornal O Globo deste domingo. A primeira pesquisa do instituto sobre as eleições de 2018 trouxe Lula com mínimo de 35% e máximo de 36% nas intenções de voto em todos os cenários, enquanto Bolsonaro teria 15% se disputasse contra Lula.

Marina Silva é a terceira colocada em qualquer cenário com Lula, com entre 8% e 11%. Sem Lula, o primeiro lugar na intenção de votos apresenta um empate entre Marina e Bolsonaro – cada um teria 15%. Na pesquisa espontânea, que não apresenta nomes ao entrevistado, Lula apareceu com 26% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 9% e Marina Silva com 2%.

Quem governa a Catalunha?

Os catalães começam a semana sem saber quem comanda a região. O governo espanhol deve assumir hoje o controle do governo, embora o destituído presidente catalão Charles Puigdemont afirme que continuará no cargo. Ele responde na Justiça por rebelião e pode até ser preso nesta segunda-feira. No fim de semana 300.000 pessoas foram às ruas de Barcelona defender que a região continue como parte da Espanha.Já sao quase 30 dias desde que a Catalunha realizou eleições. Uma pesquisa divulgada pelo jornal el mundo, 42,5% dos catalães votariam por partidos separatistas nas eleições marcadas para o dia 21 de dezembro. Outra pesquisa, publicada no jornal El País no domingo, aponta que 52% dos catalães são a favor da convocação de novas eleições, enquanto 43% estão contra.