Brasil

Exportações brasileiras para o Japão podem ser prejudicadas

Principal produto exportado para o país asiático, minério de ferro deve ser o mais afetado

Extração de minério de ferro: Japão é o terceiro maior importador do mundo (DIVULGAÇÃO/RIO TINTO)

Extração de minério de ferro: Japão é o terceiro maior importador do mundo (DIVULGAÇÃO/RIO TINTO)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 14h48.

Brasília – As exportações brasileiras de minério de ferro podem ser afetadas pelo tsunami ocorrido hoje (11) no Japão. Segundo o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil, José Augusto de Castro, o Japão é o terceiro maior comprador de minério de ferro do mundo e este é um dos principais produtos exportados pelo Brasil para o país asiático.

“O Brasil, como um todo, num primeiro momento, vai sentir o impacto negativo pela queda de preços, principalmente do minério de ferro. Isso porque o Japão tem uma economia industrial muito forte”, afirmou.

Castro disse que o Japão exporta 50% do minério de ferro que consome, e o país é a terceira maior economia do mundo. “A terceira economia do mundo, reduzindo as suas importações, pode prejudicar toda a economia mundial”, afirmou. Só no ano passado, o Brasil exportou para os japoneses mais de US$ 3 bilhões em minério de ferro.

Quanto aos produtos que o Brasil importa do Japão, Castro acredita que possam ser substituídos pelos fabricados em outros países, como a China. “O que importamos do Japão pode ser substituído por produtos de outros países da Ásia." É, por exemplo, o caso de automóveis, equipamentos para veículos e equipamentos eletrônicos.

“O principal problema são as exportações, e não as importações, porque não é possível substituir comprador, mas fornecedor, sim”, enfatizou Castro.

Na madrugada de hoje (horário brasileiro), um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu o país e provocou tsunamis na costa do país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaComércioComércio exteriorDados de BrasilJapãoPaíses ricos

Mais de Brasil

Regulamentação da IA deve ser votada pelo Senado antes do recesso, diz Pacheco

Após decisão do STF, Lira cria comissão para analisar PEC das drogas na Câmara

Maconha vai ser legalizada no Brasil? Entenda a decisão do STF sobre a descriminalização da droga

Nova parcela do Pé-de-Meia começa a ser paga nesta quarta-feira

Mais na Exame