Brasil

'Enem dos concursos' terá novo cronograma anunciado nesta quinta

A divulgação da lista de aprovados no CNU foi adiada após decisão judicial que determinou a reintegração de candidatos que haviam sido eliminados

O CNU ofertou 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal (TongRo Images Inc/Thinkstock)

O CNU ofertou 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal (TongRo Images Inc/Thinkstock)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 07h25.

O governo federal adiou a divulgação da lista final de aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU), o "Enem dos concursos", prevista para nesta quinta-feira, 21. Um novo cronograma será anunciado hoje.

O adiamento acontece em meio a um impasse gerado por uma decisão judicial que exige a reintegração ao concurso de candidatos que haviam sido eliminados por não terem completado o processo de identificação do cartão de respostas do exame.

A Justiça Federal entendeu que deveriam ser desclassificados apenas os participantes que não tivessem preenchido os dois campos de identificação: a bolinha com o número do gabarito e a frase na capa do caderno.

Com isso, deu-se um prazo de 10 dias para que o governo e a Fundação Cesgranrio republicassem os resultados do concurso, incluindo os nomes desses participantes reintegrados.

Um período também deverá ser aberto para o envio de títulos, no caso dos cargos que exigem essa etapa, e para a realização de verificação dos concorrentes à reserva de vagas para negros, indígenas e deficientes

Todas essas etapas, incluindo prazos de recursos, já foram concluídas pelos participantes aprovados antes. Esse grupo só esperava a divulgação do resultado final nesta quinta-feira, o que não vai acontecer.

Enem dos concursos

O CNU ofertou 6.640 vagas, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. Segundo o cronograma vigente até o momento, os aprovados passariam por cursos de formação já em dezembro e seriam convocados para seus cargos a partir de janeiro de 2025.

A primeira edição do CNU — inspirado no Exame Nacional do Ensino Médio — seria aplicada em 5 de maio. Às vésperas das provas, em 3 de maio, o governo federal anunciou o adiamento do concurso devido ao estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul por causa das chuvas.

As provas do “Enem dos Concursos” foram aplicadas em dois turnos (manhã e tarde), em 228 municípios, no dia 18 de agosto. Cerca de 970 mil candidatos fizeram o exame, menos de metade do total de inscritos — 2,1 milhões. O CNU tornou-se o maior concurso da história do país.

Acompanhe tudo sobre:Concursos públicos

Mais de Brasil

STF volta a julgar responsabilização das redes sociais por conteúdos publicados

Acidente na Rodovia dos Bandeirantes deixa 4 mortos; trecho no Km 55 está interditado

CCJ da Câmara aprova projeto que dá autonomia para estados aumentarem penas de crimes

Quanto custa uma multa por jogar bituca de cigarro da janela do carro?