Brasil

Enem 2025: saiba como pagar a taxa de inscrição; prazo é até hoje

Valor de R$ 85 pode ser quitado por diversos meios; estudantes de escolas públicas que concluem o ensino médio em 2025 são isentos da taxa

Enem 2025: prazo final para pagamento da inscrição termina nesta sexta-feira, 27 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Enem 2025: prazo final para pagamento da inscrição termina nesta sexta-feira, 27 (Rafael Henrique/SOPA Images/Getty Images)

Publicado em 27 de junho de 2025 às 07h43.

O pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 deve ser efetuado até esta sexta-feira, 27.

O valor de R$ 85 pode ser quitado por diversos meios, como boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco).

Os candidatos podem gerar o boleto diretamente na Página do Participante.

Para quem optar por pagar via Pix, basta escanear o QR Code disponível no próprio boleto.

Estudantes de escolas públicas que estão concluindo o ensino médio em 2025 são isentos da taxa e, por isso, o sistema não gerará boleto para eles.

O prazo original para pagamento da taxa de inscrição era 11 de junho, mas foi prorrogado duas vezes. Inicialmente, o Ministério da Educação (MEC) estendeu a data para 18 de junho devido à ampliação do período de matrículas. Em seguida, o Inep anunciou uma nova prorrogação, o prazo final de 27 de junho.

Tradicionalmente, após o período de pagamento, o número de candidatos diminui, uma vez que apenas os que confirmam o pagamento podem realizar a prova. No ano passado, dos 5 milhões de inscritos, 4,3 milhões confirmaram sua inscrição e participaram do exame.

Data das provas

As provas do Enem 2025 ocorrerão em 9 e 16 de novembro.

De forma excepcional, devido à COP30, o Enem será aplicado nas cidades do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba, em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Crescimento no número de inscrições

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em suas redes sociais que o Enem de 2025 registrou 5,5 milhões de inscrições, um aumento de 30% em relação ao número de inscritos em 2022.

Ano passado, o exame contou com 5 milhões de inscrições.

*Com O Globo.

Acompanhe tudo sobre:EnemEducaçãoTaxas

Mais de Brasil

Relator no TSE vota pela absolvição do senador Jorge Seif, acusado de abuso de poder econômico

Câmara aprova urgência de projeto que cria incentivos para instalação de data centers no Brasil

Crescimento anual de 20% nos gastos públicos exigirá ajuste fiscal, diz Mansueto

Novo aciona TSE contra Lula por desfile da Acadêmicos de Niterói