Frame de propaganda eleitoral de Aécio Neves (PSDB) sobre inflação: Boa parte do horário eleitoral de hoje foi para criticar política econômica de Dilma Rousseff (PT) (Reprodução/YouTube)
Mariana Desidério
Publicado em 13 de outubro de 2014 às 15h00.
São Paulo – Como era de se esperar, a sugestão de Márcio Holland, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, para que os brasileiros trocassem a carne (que está mais cara) por frango ou ovo deu o que falar no programa eleitoral na TV de Aécio Neves (PSDB) que foi ao ar na tarde desta segunda-feira.
A frase foi publicada na última quinta-feira no jornal O Globo. Em uma cena do programa, um ator pergunta para outra personagem: Você vai trocar a carne pelo ovo?. Ela responde: Eu não. Eu vou trocar de governo.
O Brasil levou décadas para controlar a inflação. Isso permitiu que tivesse Bolsa Família e os aumentos no salário mínimo, disse Aécio após citar algumas ações do governo de Fernando Henrique Cardoso, que também é do PSDB.
Faltando 13 dias para o segundo turno, o programa de Dilma Rousseff (PT) também direcionou algumas farpas para o adversário. O horário eleitoral petista começou atacando o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, apontado por Aécio para ser ministro da Fazenda em um eventual governo tucano.
Em sua gestão, a dívida pública dobrou, a inflação cresceu e a taxa de juros chegou a 45% ao ano, afirmou um dos atores da campanha. A propaganda também citou a vitória da presidente em Minas Gerais no primeiro turno, estado que foi governado por Aécio Neves. É bom o eleitor pensar se ele cumpre o que promete. Vale lembrar que Dilma foi mais bem votada do que Aécio em Minas, disse o mesmo ator.
Um dia depois de Marina Silva (PSB), candidata derrotada no 1º turno, declarar apoio a Aécio, a propaganda petista listou ações do governo federal em Pernambuco – onde a ex-senadora venceu na votação do último dia 5.
O estado é considerado chave para o desempenho dos presidenciáveis nas eleições que acontecem no próximo dia 26 de outubro. A família de Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco morto em 13 de agosto, já declarou apoio ao tucano.
Veja o programa de Aécio Neves:
//www.youtube.com/embed/yqiohe0xb34
Veja o programa de Dilma Rousseff:
//www.youtube.com/embed/tM9SilVATCY