Brasil

É aprovada MP que flexibiliza pagamento de outorga de aeroportos

Operadores de aeroportos privatizados precisam pagar anualmente ao governo uma parcela fixa referente à outorga pelo direito de explorar aeroportos

Aeroportos: as operadoras têm 1 ano para pedir para alterar o cronograma de pagamento (David Silverman/Getty Images/Getty Images)

Aeroportos: as operadoras têm 1 ano para pedir para alterar o cronograma de pagamento (David Silverman/Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 20h30.

Brasília - O Senado aprovou nesta quarta-feira, 27, a Medida Provisória que permite a reprogramação do pagamento de outorgas nas concessões federais de aeroportos. O texto segue agora para sanção presidencial.

As operadoras dos aeroportos privatizados, com contratos assinados até 31 de dezembro de 2016, têm o prazo de um ano para pedir para alterar o cronograma de pagamento das outorgas previstas no contrato de concessão.

Pelos contratos de concessão, os operadores precisam pagar anualmente ao governo uma parcela fixa referente à outorga pelo direito de explorar aeroportos como Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Confins (MG).

Algumas concessionárias, no entanto, têm alegado dificuldades financeiras e têm pressionado a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para flexibilizar o cronograma de pagamento.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAeroportos do BrasilSenado

Mais de Brasil

Geração está aprendendo menos por causa do celular, diz autora do PL que proíbe aparelhos em escolas

Após cinco anos, Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo

Bastidor: queda na popularidade pressiona Lula por reforma ministerial e “cavalo de pau do governo”

Governo Lula é bom ou ótimo para 35,5% e ruim ou péssimo para 30,8%, diz pesquisa CNT/MDA