Brasil

Depois de apagão em Manaus, Ministério de Minas e Energia diz que 80% do sistema foi restabelecido

Incidente ocorreu por volta das 15 horas deste domingo, 14, e provocou o desligamento da maior parte do sistema da capital amazonense

Manaus: cidade enfrenta apagão durante o domingo, 14 (Anderson Coelho/Getty Images)

Manaus: cidade enfrenta apagão durante o domingo, 14 (Anderson Coelho/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 15 de abril de 2024 às 06h52.

O Ministério de Minas e Energia disse que mais de 80% da carga de energia elétrica de Manaus (AM) foi restabelecida após um incidente por volta das 15 horas deste domingo, 14, que provocou o desligamento da maior parte do sistema da capital amazonense.

De acordo com a pasta, isso ocorreu a partir da queda de dos dois circuitos da Linha de Transmissão 230 kV Lechuga - Manaus.

Foi instalada uma sala de situação para acompanhar o suprimento energético e entender as causas do incidente no Estado do Amazonas.

"Haverá elaboração de relatório para análise da ocorrência, com foco na identificação da causa raiz que originou esse desligamento", afirma o texto.

Segundo o ministério, as equipes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da concessionária de distribuição Amazonas Energia iniciaram procedimentos para recomposição do sistema com celeridade e restam "algumas operações de manobra da distribuidora para o retorno de 100% do atendimento na região".

Acompanhe tudo sobre:ManausApagão

Mais de Brasil

FGTS pode ser descontado do salário?

Quem tem direito ao FGTS?

Como tirar a carteira de trabalho pela primeira vez

Quais os direitos de quem tem o Cadastro Único?

Mais na Exame