Brasil

Deflagrada operação contra esquema de fraude ao IR no Ceará

Segundo a Receita Federal as investigações começaram há cinco meses, a partir da identificação de um esquema fraudulento de restituições irregulares


	Homem algemado: sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE).
 (Getty Images)

Homem algemado: sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE). (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2013 às 13h12.

Brasília – A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (23) a Operação Guarda-Livros com o objetivo de desarticular esquema de fraude ao Imposto de Renda da Pessoa Física no estado do Ceará. Os prejuízos estimados chegam a R$ 1 milhão. Segundo a Receita Federal as investigações começaram há cinco meses, a partir da identificação de um esquema fraudulento de restituições irregulares.

A Receita informou que um grupo de pessoas ligadas a empresas de contabilidade transmitiam várias declarações falsas do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). Em seguida, o mesmo grupo apresentava declarações de Ajuste Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) requerendo a restituição dos valores supostamente pagos, inseridos pelas fontes pagadoras nas referidas Dirf.

Sete mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Fortaleza (CE) e os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, falsificação de documentos, entre outros crimes. O nome da operação, Guarda-Livros, faz referência à participação de pessoas ligadas a empresas de contabilidade, informou a Receita Federal.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoReceita FederalImposto de Renda 2020Ceará

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias