Brasil

Defesa de Temer não se manifestará antes de denúncia ir à Câmara

Presidente foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao lado do ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, pelo crime de corrupção passiva

Michel Temer: Janot disse que Temer se valeu da condição de "chefe do Poder Executivo" para receber vantagem indevida de 500 mil reais ofertada por Joesley Batista (Ueslei Marcelino/Reuters)

Michel Temer: Janot disse que Temer se valeu da condição de "chefe do Poder Executivo" para receber vantagem indevida de 500 mil reais ofertada por Joesley Batista (Ueslei Marcelino/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de junho de 2017 às 08h27.

Priorizar nos meus resultados Google

A defesa do presidente Michel Temer considera que não há manifestação a ser feita no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a denúncia apresentada contra o presidente antes de a Câmara votar se autoriza ou não o processamento do presidente, por considerar que só há processo se houver a aprovação pelos deputados, disse um dos advogados de Temer.

"A nossa avaliação é que a defesa deveria se manifestar no Congresso, porque só há processo quanto houver a aprovação pela Câmara e o deferimento pela Câmara. Nós entendemos que esse é o procedimento correto", disse a jornalistas o advogado Gustavo Guedes na noite de terça-feira.

Temer foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao lado do ex-deputado e ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), pelo crime de corrupção passiva a partir da delação dos executivos da JBS.

Na denúncia, Janot disse que Temer se valeu da condição de "chefe do Poder Executivo e liderança política nacional" para receber para si, por intermédio de Rocha Loures, vantagem indevida de 500 mil reais ofertada por Joesley Batista.

Janot pediu que o STF, conforme lei referente à tramitação de ações penais na Corte, dê 15 dias de prazo para a defesa do presidente se manifestar. Depois dessa etapa, os autos seguem a Câmara dos Deputados, que deverá decidir se autoriza o Supremo a processar Temer. São necessários os votos de 342 deputados para autorizar o STF a levar o caso adiante.

Acompanhe tudo sobre:Michel TemerCorrupçãoSupremo Tribunal Federal (STF)Rodrigo JanotGoverno Temer

Mais de Brasil

TSE dá 48h para dona do Instagram explicar suposta redução de alcance de posts de Lula e aliados

TRE retotaliza votos e declara Douglas Ruas governador eleito do Rio no 1º turno

Coordenador da campanha de Lula descarta demissão de indicados do Centrão no governo

Campanha de Lula denuncia Meta por reduzir alcance de posts petistas e impulsionar Flávio Bolsonaro