Brasil

Datafolha, Paraná, Real Time Big Data e Futura: as novas pesquisas para prefeito de SP da semana

Na próxima terça-feira, 3, o instituto Real Time Big Data divulga a primeira pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo após o início do horário eleitoral

 (Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

(Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

Publicado em 1 de setembro de 2024 às 08h30.

Última atualização em 3 de setembro de 2024 às 17h48.

Tudo sobreEleições 2024
Saiba mais

O instituto Real Time Big Data divulga na próxima terça-feira, 3, a primeira pesquisa sobre a disputa pela prefeitura de São Paulo após o início do horário eleitoral na última sexta, 30. O instituto Futura Inteligência, Datafolha e Paraná Pesquisas também registraram pesquisas para divulgação na próxima semana.

As informações constam em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que obriga as entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relativos às eleições e candidatos a cadastrarem os estudos junto à Justiça Eleitoral. O registro de pesquisas eleitorais, contudo, não implica obrigatoriedade de divulgação de seus resultados, de acordo com a Resolução nº 23.676/2021.

A pesquisa da Real Big Time data foi encomendada pela TV Record. O instituto Futura Inteligência divulga na próxima quinta-feira, 5, uma pesquisa também sobre a capital paulista encomendada pela empresa 100% Cidades. E o Datafolha divulga também na próxima quinta-feira, uma pesquisa encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Os quatro levantamentos marcam a primeira semana da propaganda em TV e rádio nestas eleições, em que o horário eleitoral terá os partidos maiores concentrando todo o tempo. Isso porque só têm direito ao tempo de propaganda no rádio e na televisão candidatos de partidos e federações partidárias com representantes na Câmara dos Deputados que atingiram a cláusula de barreira, também conhecida como cláusula do desempenho.

Em São Paulo, dos 10 candidatos registrados, quatro terão direito ao horário eleitoral. É o caso de Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). A ausência de Pablo Marçal (PRTB), Altino Prazeres (PSTU), Bebeto Haddad (DC), João Pimenta (PCO), Marina Helena (NOVO) e Ricardo Senese (UP) se dá porque seus respectivos partidos não elegeram representantes suficientes na Câmara dos Deputados nas últimas eleições de 2022.

Pesquisa eleitoral em São Paulo:

  • Instituto: Real Time Big Data - Data de divulgação: 03/09/2024 (terça-feira)
  • Instituto: Futura Inteligência/100% Cidades - Data de divulgação: 05/09/2024 (quinta-feira)
  • Instituto: Datafolha - Data de divulgação: 05/09/2024 (quinta-feira)
  • Instituto: Paraná Pesquisas - Data de divulgação: 06/09/2024 (sexta-feira)
Acompanhe tudo sobre:Eleições 2024Pesquisas eleitorais

Mais de Brasil

Fachin vota para aceitar recurso da PGR contra decisão que beneficiou Marcelo Odebrecht

Campanha de Nunes aposta em Tarcísio para reverter ascensão de Marçal

Marina volta a falar que incêndios são criminosos e destaca 'estiagem severa' no país como agravante

Mariana Carvalho tem 55,8% e Léo Moraes 18,2%, em Porto Velho, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame