Brasil

Crivella promete construir megacondomínio para professores públicos

O prefeito do RJ fez a proposta a menos de um ano das eleições, quando tentará ser reconduzido ao cargo

Crivella: o imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela (Mario Tama/Getty Images)

Crivella: o imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela (Mario Tama/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 11h01.

Rio de Janeiro — Sob o pretexto de criar um programa habitacional para 54,4 mil servidores da Educação (entre professores e agentes que ocupam diversos cargos), o prefeito Marcelo Crivella tenta aprovar na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro um projeto que aumenta de oito para 18 andares o gabarito de um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste.

O imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela. Hoje, a altura dos prédios na região tem restrições porque esse morro é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que sequer foi consultado sobre o projeto.

A proposta, feita a menos de um ano das eleições, quando Crivella tentará ser reconduzido ao cargo, tem gerado discussões acaloradas na Câmara.

O prefeito quer votar o projeto antes do recesso do fim de ano. Controlada pela oposição, a Comissão de Meio Ambiente — formada por Rosa Fernandes (MDB), Paulo Messina (PSD) e Renato Cinco (PSOL) — tem conseguido adiar a discussão em plenário com sucessivos requerimentos de informações.

Eles também apresentam uma série de argumentos para tentar provar que o objetivo da iniciativa é apenas eleitoreiro para viabilizar um projeto imobiliário.

Acompanhe tudo sobre:EducaçãoMarcelo CrivellaRio de Janeiro

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário