Brasil

Crivella promete construir megacondomínio para professores públicos

O prefeito do RJ fez a proposta a menos de um ano das eleições, quando tentará ser reconduzido ao cargo

Crivella: o imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela (Mario Tama/Getty Images)

Crivella: o imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela (Mario Tama/Getty Images)

AO

Agência O Globo

Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 11h01.

Rio de Janeiro — Sob o pretexto de criar um programa habitacional para 54,4 mil servidores da Educação (entre professores e agentes que ocupam diversos cargos), o prefeito Marcelo Crivella tenta aprovar na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro um projeto que aumenta de oito para 18 andares o gabarito de um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, na Zona Oeste.

O imóvel, que pode abrigar um novo condomínio com 21 mil novas residências, fica no entorno da Pedra da Panela. Hoje, a altura dos prédios na região tem restrições porque esse morro é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), que sequer foi consultado sobre o projeto.

A proposta, feita a menos de um ano das eleições, quando Crivella tentará ser reconduzido ao cargo, tem gerado discussões acaloradas na Câmara.

O prefeito quer votar o projeto antes do recesso do fim de ano. Controlada pela oposição, a Comissão de Meio Ambiente — formada por Rosa Fernandes (MDB), Paulo Messina (PSD) e Renato Cinco (PSOL) — tem conseguido adiar a discussão em plenário com sucessivos requerimentos de informações.

Eles também apresentam uma série de argumentos para tentar provar que o objetivo da iniciativa é apenas eleitoreiro para viabilizar um projeto imobiliário.

Acompanhe tudo sobre:Rio de JaneiroEducaçãoMarcelo Crivella

Mais de Brasil

Fux suspende bloqueio de contas ativas de beneficiários do Bolsa Família em bets

Moraes rejeita recurso de Bolsonaro para levar julgamento ao plenário

Contrato de extensão da linha 5-Lilás deve ser assinado até março de 2026

Sóstenes diz que R$ 430 mil apreendidos pela PF vieram da venda de um imóvel